Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

OesteCim destina 1,4 milhões para reduzir preço dos passes

Data:

Partilhar artigo:

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) vai alocar 1,4 milhões de euros para Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, beneficiando com descontos, a partir do próximo mês, cerca de 5 mil portadores de passes rodoviários.

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) vai alocar 1,4 milhões de euros para Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, beneficiando com descontos, a partir do próximo mês, cerca de 5 mil portadores de passes rodoviários.

A OesteCIM, enquanto Autoridade de Transporte, “decidiu, em Conselho Intermunicipal, alocar toda a sua verba disponível para ações destinadas à redução tarifária (passes)”, lê-se, em comunicado.

Região de Cister - Assine já!

Na prática, a medida permitirá que, nas deslocações municipais (dentro do perímetro de cada município) deixem de haver títulos superiores a 30 euros, uma vez que os passes municipais “serão subvencionados pelo diferencial para que as vendas não ultrapassem este valor”, explicou a OesteCim. Neste caso, estima-se que “os beneficiários desta medida deverão poupar, em média, cerca de 230 euros por ano”.

Já nas deslocações intermunicipais (dentro do território OesteCim) “não haverá títulos de valor superior a 40 euros”, prevendo poupanças de “cerca de 400 euros por ano”.

Nas ligações inter-regionais, com os concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, da Lezíria do Tejo e à Região de Leiria, “será garantido um desconto de 30%”, sendo que a OesteCim “não financiará títulos para valores abaixo dos 40 euros”, refere o comunicado, que aponta para os beneficiários desta medida poupanças, em média, “acima de 450 euros por ano”.

 O Programa de Apoio à Redução Tarifária no Oeste prevê ainda aplicar os mesmos princípios aos utilizadores do comboio, através de “um Passe Social + Oeste que se traduza num desconto suplementar, calculado em função do rendimento do agregado/indivíduo”.

Com estas medidas, a OesteCIM estima “poder contribuir para reduzir significativamente os encargos que as famílias têm pela utilização do sistema de transportes e, como consequência, aumentar o seu rendimento disponível, fator que os 12 executivos desta Comunidade Intermunicipal consideram de extrema relevância”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!