Segunda-feira, Maio 27, 2024
Segunda-feira, Maio 27, 2024

Emigrantes “palecos” dão vida a rancho de folclore em França

Data:

Partilhar artigo:

Um grupo de emigrantes portugueses formou o Rancho de Folclore “Gaivotas da Nazaré” em Nogent-sur-Marne, a cidade que está geminada com a Nazaré há vários anos. O mais curioso é que nenhum dos elementos é nazareno. 

Um grupo de emigrantes portugueses formou o Rancho de Folclore “Gaivotas da Nazaré” em Nogent-sur-Marne, a cidade que está geminada com a Nazaré há vários anos. O mais curioso é que nenhum dos elementos é nazareno. 

O grupo começou a ser formado há mais de uma década por um casal francês, depois de uma visita de turismo à vila. Composto por 27 elementos, o grupo é dirigido por José Paulo Ribeiro, natural do concelho das Caldas da Rainha e emigrado em Paris há mais de 20 anos. 

Região de Cister - Assine Já!

O grupo ensaia regularmente numa sala cedida pelo Município local e ao som de músicas do Tá-Mar, o rancho que lhe serve de inspiração. O presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, esteve presente  um dos ensaios, deixando uma mensagem de enorme “satisfação pelo interesse da comunidade na cultura e etnografia nazarena”, tendo desafiado o Rancho a participar numa das iniciativas de animação musical na Marginal da Nazaré.

AD Footer

Artigos Relacionados

Alcobaça tem quatro farmácias que apoiam famílias em situação de carência

Quatro farmácias do concelho de Alcobaça integram o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude, que...

Tradições ribeirinhas recriadas para dar mais vida à Cela Velha

A vida na Cela Velha não é propriamente um corrupio, mas, uma vez por ano, e há 36...

Praias de Água de Madeiros, Légua, Pedra do Ouro e Salgado mantêm selo Zero Poluição

A Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável divulgou, na passada semana, a lista de praias classificadas como Zero...

Mercearia das Paredes muda de mãos e abre todo o ano

Mesmo em frente ao mar, em Paredes da Vitória, reabriu, no início deste mês, a Mercearia das Paredes,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!