Quinta-feira, Fevereiro 9, 2023
Quinta-feira, Fevereiro 9, 2023

Emigrantes “palecos” dão vida a rancho de folclore em França

Data:

Partilhar artigo:

Um grupo de emigrantes portugueses formou o Rancho de Folclore “Gaivotas da Nazaré” em Nogent-sur-Marne, a cidade que está geminada com a Nazaré há vários anos. O mais curioso é que nenhum dos elementos é nazareno. 

Um grupo de emigrantes portugueses formou o Rancho de Folclore “Gaivotas da Nazaré” em Nogent-sur-Marne, a cidade que está geminada com a Nazaré há vários anos. O mais curioso é que nenhum dos elementos é nazareno. 

O grupo começou a ser formado há mais de uma década por um casal francês, depois de uma visita de turismo à vila. Composto por 27 elementos, o grupo é dirigido por José Paulo Ribeiro, natural do concelho das Caldas da Rainha e emigrado em Paris há mais de 20 anos. 

Região de Cister - Assine já!

O grupo ensaia regularmente numa sala cedida pelo Município local e ao som de músicas do Tá-Mar, o rancho que lhe serve de inspiração. O presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, esteve presente  um dos ensaios, deixando uma mensagem de enorme “satisfação pelo interesse da comunidade na cultura e etnografia nazarena”, tendo desafiado o Rancho a participar numa das iniciativas de animação musical na Marginal da Nazaré.

AD Footer

Artigos Relacionados

Três em um

#1 JANTAR DE AMIGOS Atualmente um jantar de amigos é algo que me põe nervoso. Há tanta coisa em questão...

José Inácio é o rosto do café que é “capital da imperial”

Corria o ano de 1968 quando José Inácio decidiu investir num estabelecimento no Silval. O nome dado ao...

Coleção de cerâmica projeta voz de Sónia Tavares

Uma peça de cerâmica pode ter várias formas, tamanhos e cores. E se lhe dissermos que também pode...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!