Quinta-feira, Julho 7, 2022
Quinta-feira, Julho 7, 2022

Emigrantes “palecos” dão vida a rancho de folclore em França

Data:

Partilhar artigo:

Um grupo de emigrantes portugueses formou o Rancho de Folclore “Gaivotas da Nazaré” em Nogent-sur-Marne, a cidade que está geminada com a Nazaré há vários anos. O mais curioso é que nenhum dos elementos é nazareno. 

Um grupo de emigrantes portugueses formou o Rancho de Folclore “Gaivotas da Nazaré” em Nogent-sur-Marne, a cidade que está geminada com a Nazaré há vários anos. O mais curioso é que nenhum dos elementos é nazareno. 

O grupo começou a ser formado há mais de uma década por um casal francês, depois de uma visita de turismo à vila. Composto por 27 elementos, o grupo é dirigido por José Paulo Ribeiro, natural do concelho das Caldas da Rainha e emigrado em Paris há mais de 20 anos. 

O grupo ensaia regularmente numa sala cedida pelo Município local e ao som de músicas do Tá-Mar, o rancho que lhe serve de inspiração. O presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, esteve presente  um dos ensaios, deixando uma mensagem de enorme “satisfação pelo interesse da comunidade na cultura e etnografia nazarena”, tendo desafiado o Rancho a participar numa das iniciativas de animação musical na Marginal da Nazaré.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Central-periférica abre portas em Alcobaça a artistas em situação de risco

Um dos edifícios do centro histórico de Alcobaça está a dar “teto” a artistas internacionais. É ali, mais...

Dois detidos por tentativa de furto a residência em Famalicão

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial da Valado dos Frades, deteve esta terça-feira dois homens...

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!