Domingo, Fevereiro 1, 2026
Domingo, Fevereiro 1, 2026

Junta de Alfeizerão recupera Fonte Velha

Data:

Partilhar artigo:

A Fonte Velha, uma das duas nascentes conhecidas em Alfeizerão, está a ser recuperada pela Junta daquela localidade. Além de devolver à população um espaço que se encontrava em estado de degradação, a obra permitiu encontrar a nascente.

 

A Fonte Velha, uma das duas nascentes conhecidas em Alfeizerão, está a ser recuperada pela Junta daquela localidade. Além de devolver à população um espaço que se encontrava em estado de degradação, a obra permitiu encontrar a nascente.

“Com a limpeza do interior da fonte foi possível verificar o local exato da nascente, de onde continua a brotar a água que enche o tanque interior e que, agora, também voltou a correr pela bica que se colocou a uma cota ligeiramente superior à anterior”, confirma o alfeizerense Cipriano Simão. “Embora inundado o antigo espaço onde era possível recolher a água nas bilhas, podemos verificar o aspeto da antiga fonte e da atual, ambas alimentadas pela mesma nascente”, acrescenta.

Região de Cister - Assine já!

Além disso, e com a limpeza do espaço em redor da cobertura da fonte, foi possível “colocar a descoberto aquela que seria a fonte anterior e perceber que se tratava de uma bica virada a sul, por onde escorria a água da mesma nascente mas que, devido ao assoreamento da área envolvente, se tornou impraticável”. 

Com o desentulhamento foram ainda encontrados vários cacos de recipientes de barro “que ali foram deixados quando se partiam as bilhas e os alguidares usados para transporte da água ou lavagens”. Com esses cacos foi construído o letreiro de identificação da Fonte Velha e foi construída uma suposta bilha que, depois de concluídas as obras de construção da calçada, serão colocados no local como lembrança e homenagem aos utilizadores daquele espaço ao longo dos séculos.

AD Footer

Artigos Relacionados

Intoxicação provocada por gerador dentro de habitação deixa cinco pessoas em estado grave na Fervença

Cinco pessoas ficaram em estado grave, na noite deste sábado, depois de terem sido afetadas por uma intoxicação...

Homem faleceu no Bárrio enquanto reparava telhado na sequência dos danos provocados pela depressão Kristin

Um homem, de 66 anos, faleceu, este sábado, enquanto arranjava o telhado de casa na freguesia do Bárrio,...

Jogo de hóquei em patins entre HC Turquel e Benfica com cariz solidário

A receção do HC Turquel ao Benfica, agendado para este sábado (21:30 horas) e referente à 1.ª Divisão...

71% do concelho de Porto de Mós ainda sem eletricidade

71% do concelho de Porto de Mós continua sem acesso à eletricidade, avançou o Município numa nota emitida...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!