Terça-feira, Agosto 16, 2022
Terça-feira, Agosto 16, 2022

Adepa assinala 42 anos com lançamento de livro

Data:

Partilhar artigo:

A Associação de Defesa e Valorização do Património Cultural da Região de Alcobaça (Adepa) assinala, este sábado, 42 anos da sua fundação com um lançamento de um livro e uma visita guiada ao Museu de Cerâmica de Alcobaça.

 

A Associação de Defesa e Valorização do Património Cultural da Região de Alcobaça (Adepa) assinala, este sábado, 42 anos da sua fundação com um lançamento de um livro e uma visita guiada ao Museu de Cerâmica de Alcobaça.

“Associações de Defesa do Património em Portugal 1974-1997” é o título da obra da autoria de Sofia da Costa Macedo, que será apresentada no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, pelas 15:30 horas. A apresentação do livro será feita por Rui Rasquilho, primeiro presidente da Adepa e atual presidente da Associação dos Amigos do Mosteiro (AMA). 

A obra é um reflexo da investigação apresentada pela historiadora em 2016/2017, ao Instituto Universitário de Lisboa, para a obtenção do grau de doutor em História Moderna e Contemporânea. Na investigação foi analisada de que forma ocorreu o movimento associativo entre 1974 e 1997, no âmbito da defesa do património cultural. Em Portugal destaca-se o aumento do movimento associativo sobretudo na década de 1980. Aliás, data do ano de 1985 a publicação da primeira lei do Património Cultural em Portugal, para a qual contribuiu a influência e o trabalho das associações. A obra abriu também o caminho a outras futuras investigações.

Segue-se, pelas 17:30 horas, uma visita guiada ao Museu de Cerâmica de Alcobaça – Galeria Conventual, realizada pelo professor Fernando António Baptista Pereira, presidente da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). A iniciativa “Um olhar sobre a Coleção Pereira de Sampaio” consta igualmente da programação do Cistermúsica.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Jovens participam em ações de sensibilização e limpeza de praias na Nazaré

Arranca, esta terça-feira, o projeto "A Praia é nossa. O responsável és tu!, da Câmara da Nazaré, integrado...

Alemão e grego dinamizam projeto com objetos de praia em Alcobaça

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se tranforma”. A célebre frase de Antoine Lavoisier pode...

Mirense Romano Saraiva soma conquistas no meio artístico

Aos 24 anos, Romano Saraiva divide a vida entre o ensino de Educação Visual e um projeto artístico...

UFAV cria bolsas de “Desporto para Todos” para apoiar situações de fragilidade social

A União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV) tem em curso um projeto de apoio ao desporto...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!