Quinta-feira, Julho 7, 2022
Quinta-feira, Julho 7, 2022

Ferradores escolhem Alcobaça para sede de associação nacional

Data:

Partilhar artigo:

Está oficialmente constituída a Associação Portuguesa de Ferradores (APF), cuja sede social está na cidade de Alcobaça. A tomada de posse dos órgãos sociais para o triénio 2019-2021 decorreu, de forma informal e descontraída, no espaço do Alcobaça Equestre, na Feira de São Bernardo. 

Está oficialmente constituída a Associação Portuguesa de Ferradores (APF), cuja sede social está na cidade de Alcobaça. A tomada de posse dos órgãos sociais para o triénio 2019-2021 decorreu, de forma informal e descontraída, no espaço do Alcobaça Equestre, na Feira de São Bernardo. 

Presidida por Carlos Luís, esta associação foi criada “para responder às necessidades e anseios dos profissionais desta área, procurando defender os seus interesses, promover e divulgar a profissão e estimular a formação inicial e contínua de todos os ferradores”, realçou o presidente da Direção. 

“Há muitos anos que havia a vontade de nos associar, mas não tem sido fácil concretizar. No ano passado, fui convidado para ir a Barcelona a uma reunião da associação europeia de ferradores e convidado para fazer um curso certificado europeu de ferradores e por que não aproveitar para nos reunirmos e criamos a associação”, recordou Carlos Luís, que pretende, desde já, “certificar os ferradores que existem em Portugal”. “É uma mais-valia para todos. Merecemos ter o nosso nome e ser reconhecidos na sociedade civil”, sublinha o dirigente ao REGIÃO DE CISTER. 

“É muito importante que haja um interlocutor qualificado para o setor e que facilite o diálogo entre as instituições, salientou diretor-geral da Alimentação e Veterinária, um dos convidados da recém-associação para a cerimónia. Fernando Bernardo considerou também que “a profissão de ferrador tem sido esquecida aos olhos da sociedade, carecendo de resgate”. 

E não foi por acaso que Alcobaça foi o local escolhido para ser a sede social da Associação Portuguesa de Ferradores. Estima-se que haja 300 ferradores em Portugal, dos quais, pelo menos, uma dezena labora no concelho de Alcobaça. “Não conheço outro concelho que tenha esse número de ferradores no ativo”, nota Carlos Luís, adiantando que “quer juntar o máximo possível para nos valorizarmos”. 

“Sou natural de Alcobaça, estive fora 23 anos, mas voltei. E já que sou da terra, comecei cá a profissão e sou presidente da associação, por que não começar a associação em Alcobaça?”, adiantou o presidente da Direção, o único alcobacense entre os membros dos órgãos sociais da APF. A APF realizou ainda uma demonstração de forja e ferração de cavalos para a Feira de São Bernardo. 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Acidente entre ligeiro e pesado causa um ferido em Alcobaça

Um acidente de viação, ocorrido na manhã desta quinta-feira, em Alcobaça, provocou ferimentos ligeiros a uma mulher de...

Central-periférica abre portas em Alcobaça a artistas em situação de risco

Um dos edifícios do centro histórico de Alcobaça está a dar “teto” a artistas internacionais. É ali, mais...

Dois detidos por tentativa de furto a residência em Famalicão

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial da Valado dos Frades, deteve esta terça-feira dois homens...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!