Terça-feira, Julho 5, 2022
Terça-feira, Julho 5, 2022

Levantada interdição de banhos em São Martinho do Porto

Data:

Partilhar artigo:

Já foi levantada a interdição a banhos na praia de São Martinho do Porto, uma vez que na vistoria desta quinta-feira não foram avistadas quaisquer caravelas-portuguesas. Por prevenção foi hasteada a bandeira amarela.

Já foi levantada a interdição a banhos na praia de São Martinho do Porto, uma vez que na vistoria desta quinta-feira não foram avistadas quaisquer caravelas-portuguesas. Por prevenção foi hasteada a bandeira amarela.

Depois do incidente com um banhista que sofreu queimaduras numa mão, provocadas por uma caravela-portuguesa, relatado esta terça-feira, a bandeira vermelha continou içada no dia seguinte, “tendo a Polícia Marítima da Nazaré, em conjunto com os tripulantes da Estação Salva-vidas da Nazaré e os nadadores-salvadores em serviço, montando um dispositivo no mar, com três embarcações, e em terra, com duas viaturas todo-o-terreno e pessoal apeado que, durante o dia, atuou de modo a evitar que outros banhistas sofressem lesões”, lê-se em comunicado. Até final do dia desta quarta-feira, nomeadamente no período de enchente da maré, foram detetados e recolhidos sete espécimes.

Na manhã de quinta-feira foram efetuadas buscas, tanto por terra como por mar, não tendo sido detetados quaisquer exemplares de caravela-portuguesa, “tendo, por decisão do Capitão do Porto, e por prevenção, às 10 horas sido hasteada a bandeira amarela e indicado um reforço de atenção, por parte dos nadadores-salvadores para, em caso de algum avistamento, reportarem  imediatamente”.

A Autoridade Marítima Nacional alerta ainda para, “em caso de ser avistada a caravela-portuguesa, evitar o contacto com este organismo”. No caso de haver contacto os banhistas deverão ter em conta alguns procedimentos, nomeadamente não esfregar ou coçar a zona atingida para não espalhar o veneno; não usar água doce, álcool ou amónia; não colocar ligaduras; lavar com cuidado com soro fisiológico; retirar com cuidado os tentáculos (caso tenham ficados agarrados à pele) utilizando luvas, uma pinça de plástico e soro fisiológico; aplicar uma camada fina de pomada própria para queimaduras, quando em contacto com as águas vivas e consultar assistência médica o mais rapidamente possível.

 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Jovem detido por furto a residência em São Martinho do Porto

Um jovem de 25 anos foi detido, no dia 29 de junho, por furto em interior de residência...

Duas empresas de Alcobaça distinguidas como “Gazela 2021”

A construtora A.B. Inácio, LDA, sediada na Benedita, e a fabricante HC - Caixilharia LDA, localizada na Cela...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!