Quinta-feira, Março 28, 2024
Quinta-feira, Março 28, 2024

Motocross: Rodrigo Barros domina a velocidade aos 10 anos

Data:

Partilhar artigo:

O portomosense Rodrigo Barros foi um dos três pilotos que ajudaram a Seleção Nacional a ser 10.ª classificada na Coupe de l’Avenir em Baisiueux, na Bélgica. Eis o perfil de um jovem, de apenas 10 anos, que gosta de andar a altas rotações.

O portomosense Rodrigo Barros foi um dos três pilotos que ajudaram a Seleção Nacional a ser 10.ª classificada na Coupe de l’Avenir em Baisiueux, na Bélgica. Eis o perfil de um jovem, de apenas 10 anos, que gosta de andar a altas rotações.

Quando recebeu a primeira motocicleta, uma KTM 50cc, nem sequer chegava com os pés ao chão. Tinha 3 anos, mas nada o fez desistir do sonho de ser piloto e, um ano depois, já participava em provas. A chamada à Seleção foi consequência do trabalho e já tinha acontecido no Mx das Nações, em Assen, na Holanda, prova na qual seguia na 13.ª posição até ter tido uma avaria mecânica que o obrigou a desistir. No entanto, desistir não faz parte do vocabulário de Rodrigo, já que nem duas lesões no ombro, quatro no pulso e uma no tornozelo o fazem abdicar do sonho. 

Região de Cister - Assine Já!

“Quero ser campeão nacional de motocross e supercross. Quero ir para o estrangeiro e competir lá fora”, assume ao REGIÃO DE CISTER, o aluno do 5.º ano. 

Para concretizar o “sonho”, o atleta não abdica dos treinos que realiza uma a duas vezes por semana em Pataias-Gare, numa pista do pai que está aberta ao público. “Por vezes, é difícil conciliar os estudos e os treinos, mas vou conseguindo gerir as coisas”, conta o jovem, notando que é algo “preguiçoso no treino físico”. O “problema” é que a moto pesa 68 kg e Rodrigo pesa 33 kg e mede 1,50m. “A forma como posiciono o corpo e a moto numa curva é muio importante”, destaca, brincando, no entanto, que continua sem ser um “grande adepto do trabalho na componente física”.

É nos pais que o piloto de Porto de Mós tem o grande apoio a nível de preparação. E também na vertente económica. “O meu pai prepara as minhas motos, treina-me e está sempre comigo no momento em que cai a grelha. A minha mãe trata de tudo o que necessito para um dia de provas”, conta, lembrando a primeira prova em que competiu, aos 4 anos, e em que ficou no último lugar numa grelha com 20 pilotos. “Todos muito maiores do que eu”, destacou.

Também foram os pais de Rodrigo Barros que o incentivaram a competir lá fora. “Para ganhar ritmo temos de sair de Portugal e os meus pais decidiram que faria o Europeu e o campeonato espanhol”, frisa, relembrando que o “bichinho” por este desporto nasceu por legado familiar. “O meu pai foi piloto, agora só anda ocasionalmente”, sublinha.

A esta “velocidade” o menino promete vitórias. E no currículo são vários os títulos e medalhas que já alcançou, destacando-se o título conquistado no campeonato nacional de supercross, em 2016. Este ano o título nacional de motocross não é possível, dado que falhou uma prova, mas Rodrigo Barros quer ser vice-campeão nacional na final que se realiza no próximo domingo, em Alqueidão (Torres Novas). Os adversários, por isso, que se preparem.

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!