Quarta-feira, Outubro 28, 2026
Quarta-feira, Outubro 28, 2026

Rui Rasquilho ilibado no caso da peça desaparecida do Mosteiro

Data:

Partilhar artigo:

O alcobacense Rui Rasquilho foi ilibado no processo em que era acusado pelo Ministério Público de ter furtado uma peça de escultura do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, em 2005. 

O alcobacense Rui Rasquilho foi ilibado no processo em que era acusado pelo Ministério Público de ter furtado uma peça de escultura do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, em 2005. 

O ex-diretor do monumento, que incorria no crime de peculato, solicitou a abertura da instrução do processo em setembro deste ano, tendo visto, agora, o tribunal optar pela não pronúncia e, deste modo, não será julgado.

Região de Cister - Assine já!

O REGIÃO DE CISTER apurou que o tribunal optou por não levar a julgamento o historiador por total ausência de indício de crime, na sequência das investigações levadas a cabo pela Polícia Judiciária.

O caso do desaparecimento da peça, uma réplica da “Roda da vida” de António Augusto da Costa Motta, da coleção Vieira Natividade, foi conhecido há cerca de um ano, quando a Direção-Geral do Património Cultural foi notificada de uma investigação em curso no Departamento de Instrução e Ação Penal. Em fevereiro deste ano, a PJ fez saber que tinha recuperado a escultura e que Rui Rasquilho, diretor do Mosteiro aquando do desaparecimento da peça, era suspeito de se ter apropriado da mesma. Em julho, o Ministério Público deduziu acusação contra o historiador, mas veio a provar-se que não houve crime. 

Contactado pelo REGIÃO DE CISTER, Rui Rasquilho escusou-se a prestar declarações sobre o assunto, reservando uma tomada de posição para “mais tarde”.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Capador… uma casa com quase um século de história

“É uma história de quase um século, que foi passando de geração em geração e que, hoje, temos...

Obras de requalificação da Rua da Piedade poderão ultrapassar os 300 mil euros

A Câmara de Alcobaça vai intervir na Rua da Piedade, via que liga os Casais da Vestiaria à...

Selo de qualidade eTwinning atribuído ao 9.º e 11.º ano

Os projetos “Blue Changemakers – Youth Power for Ocean Sustainability” e “Connected Teenagers”, desenvolvidos por alunos do Agrupamento...

Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República visita IEJ

O Instituto Educativo do Juncal recebeu, no passado dia 13 de outubro, a Comissão de Educação e Ciência...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!