Sexta-feira, Maio 9, 2025
Sexta-feira, Maio 9, 2025

Andebol: A Magia de Tiago

Data:

Partilhar artigo:

Figueiredo é um apelido bem conhecido no andebol regional, mas Tiago (Boa-Hora) conseguiu elevar a fasquia e escreve história da família na 1.ª Divisão nacional. Na segunda temporada no escalão principal, soma já 19 golos esta temporada e está apenas a um de igualar o registo goleador da época passada.

Figueiredo é um apelido bem conhecido no andebol regional, mas Tiago (Boa-Hora) conseguiu elevar a fasquia e escreve história da família na 1.ª Divisão nacional. Na segunda temporada no escalão principal, soma já 19 golos esta temporada e está apenas a um de igualar o registo goleador da época passada.

O ponta e central começou a carreira na Nazaré e durante muito tempo fez dos seus 1,50m a sua maior “arma”. De resto, recorda ao REGIÃO DE CISTER um momento caricato. “Num jogo pelo Dom Fuas AC estava a atar as sapatilhas e o adversário fez um passe que acabei por intercetar por ser pequeno e por ele não se ter apercebido da minha presença”, relembra.

Região de Cister - Assine Já!

Ainda antes de rumar ao Cister Sport de Alcobaça há um dérbi que jamais esqueceu. “Era um jogo contra o meu primo Pedro Figueiredo e lembro-me que ganhámos e marquei um golo”, conta, relembrando que, após a partida foi confortar o primo, que estava desolado por ao contrário de Tiago não ter conseguido marcar. Anos depois viriam a jogar juntos, precisamente no Cister SA, clube no qual o ponta e central acabara por se destacar, tendo assinado uma época de juvenis com 166 golos.

E porque marcar golos é o seu forte, Tiago Figueiredo nunca deixou o andebol para trás, mesmo depois de ingressar no curso de Desporto. “O meu primo jogava pelos juniores do Benfica e decidi que queria tentar entrar na equipa”, relata. “O período de testes era de uma semana, mas o treinador chamou-me a meio da semana para me dizer que ia ser inscrito”, revela o andebolista, contando que a euforia foi enorme quando disse ao primo que iam jogar juntos. “Até lhe liguei a dizer que me tinham dispensado, mas não consegui disfarçar por mais do que alguns minutos”, nota, contando que o primo é o “grande amigo” na modalidade. “Quando vivi com ele chegámos a partir um vidro do quarto a jogar andebol com uma bola feita com… meias”, admite.

Após duas épocas nas águias surgiu o convite para ingressar por empréstimo no Boa-Hora, e na época de estreia na 1.ª Divisão anotou 20 golos, pelo que foi convidado a assinar em definitivo pelos lisboetas.

O miúdo “franzino”, que agora tem 1,83m, contabiliza 19 golos em 14 jornadas, mas o futuro prevê-se de magia. É que além de jogar andebol e ter um curso de assistente de fisioterapia, o jogador tem um outro sonho: a magia. “Gostava de participar no programa Got Talent, mas quero afinar a minha apresentação”, disse, acrescentando que nas viagens desportivas é ele quem anima os colegas.

Depois de Sérgio Sigismundo (Sporting), Inácio Carmo (ABC, Sporting, FC Porto e Benfica) e Vladimiro Pinto (Benfica, Sporting e Belenenses), Tiago Figueiredo tornou-se no quarto nazareno a jogar na 1.ª Divisão. Foi o concretizar de um dos dois sonhos que escreveu numa folha e afixou na parede, a conselho do pai, quando estava no 10.º ano e a família emigrou. O outro sonho é apresentar a sua magia. Mas antes disso, há um truque por realizar: o de alcançar o recorde pessoal de golos no convívio dos grandes… A folha, essa já está “gasta”, mas os desejos permanecem intactos. E ainda bem.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Eborense Sandra Coelho conquista Mundial de clubes

Sandra Coelho sagrou-se campeã do mundo de clubes, este domingo, depois de ter ajudado as espanholas do Vila...

Ténis: Veteranos de todo o País destacaram-se no regresso de torneio ao CT Alcobaça

Filipe Sustelo (Clube Ténis de Setúbal), Dominika Goreka (Lisboa RC) e a dupla Patrícia Couto (CTP Brandão)/Catarina Ferreira...

Homem detido por tentativa de homicídio em Pataias

Um homem, de 30 anos, foi detido pela Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!