Sábado, Abril 27, 2024
Sábado, Abril 27, 2024

Confraria do Frango na Púcara quer defender tradição regional

Data:

Partilhar artigo:

Está oficialmente criada a “Confraria do Frango na Púcara”. Com o intuito de preservar os valores e as tradições do concelho de Alcobaça, 23 confrades, de diferentes zonas do País e até provenientes de além-fronteiras, assinaram, a 25 de janeiro, no Cartório Notarial de Alcobaça, o documento que formaliza, oficialmente, a associação.

Está oficialmente criada a “Confraria do Frango na Púcara”. Com o intuito de preservar os valores e as tradições do concelho de Alcobaça, 23 confrades, de diferentes zonas do País e até provenientes de além-fronteiras, assinaram, a 25 de janeiro, no Cartório Notarial de Alcobaça, o documento que formaliza, oficialmente, a associação.

“Este é um momento simbólico para Alcobaça porque se trata da criação de uma Confraria, que já fazia falta para defender os valores de toda a nossa região”, revelou ao REGIÃO DE CISTER Luís Guerra Rosa. De acordo com a proposta de estatutos apresentada pela Confraria, a associação cultural sem fins lucrativos tem como objetivos a defesa, a valorização e a divulgação da iguaria, bem como do património gastronómico e enogastronómico da região de Alcobaça. “Apesar de ser um prato que identifica o nosso concelho, a verdade é que é também muito apreciado em vários outros lugares do País e do mundo, como é o caso de Angola”, revela o confrade, sublinhando que numa primeira instância, a Confraria visa divulgar a iguaria no concelho e, posteriomente, levá-la aos restantes apreciadores espalhados pelo mundo.

Região de Cister - Assine Já!

Para a prossecução destes objetivos, a Confraria propõe-se a realizar encontros e convívios gastronómicos, a colaborar com instituições que defendam as gastronomias regionais, fomentando o intercâmbio de conhecimentos, e a promover conferências e passeios culturais. “Creio que através desta associação será possível divulgar a nossa região e o que de tão bom e único aqui existe”, sublinha Luís Guerra Rosa.

Com esta formalização, a Confraria pode agora integrar a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e concretizar um dos seus objetivos: “promover a sua iguaria em outros países, partilhando a cultura de Cister”. Com elementos provenientes de diferentes freguesias de Alcobaça, de Lisboa, da Rússia e até do Japão, a diversidade é vista pela associação como “uma mais-valia”. “Temos confrades de diferentes locais, o que é muito pertinente para a divulgação de conhecimento, em ambos os sentidos”, refere o professor universitário.

Uma vez formalizada a constituição da Confraria, segue-se a eleição de órgãos sociais. “Vamos reunir com os 23 confrades fundadores para agendar a primeira Assembleia Geral. Certamente não tardará”, informa. Também a criação de um estandarte, de indumentária e das insígnias aguardam deliberação. “Acredito que se fez história. A Confraria do Frango na Púcara ambiciona, somente, ser um importante apoio na dignificação deste património que chega até nós em forma de iguaria”, conclui.

AD Footer

Artigos Relacionados

Dois feridos na sequência de uma colisão entre um ligeiro e um motociclo na Benedita

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 26...

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!