Sexta-feira, Abril 26, 2024
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Covid-19: Centro Hospitalar de Leiria atualiza medidas restritivas

Data:

Partilhar artigo:

Para proteção de utentes e profissionais do contágio pelo novo coronavírus, o Centro Hospitalar de Leiria atualizou o seu plano de contingência, limitando o acesso aos serviços da unidade de saúde, de acordo com o comunicado divulgado esta sexta-feira.

Para proteção de utentes e profissionais do contágio pelo novo coronavírus, o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) atualizou o seu plano de contingência, limitando o acesso aos serviços da unidade de saúde, de acordo com o comunicado divulgado esta sexta-feira.

O acesso, tanto por parte de profissionais como de utentes, passa “unicamente pelas entradas principais” e à entrada dos edifícios “será feita monitorização da temperatura corporal a profissionais, acompanhantes e utentes”, que em caso de febre serão encaminhados para a área de contingência.

Região de Cister - Assine Já!

Foram também suspensas as visitas e é só permitida a entrada a um acompanhante, sem possibilidade de troca, nos serviços de internamento.

A torre poente do Hospital de Santo André recebe visitantes das 17 às 17:30 horas, 3 a torre nascente das 19 às 19:30 horas. Em Alcobaça e em Pombal, só são permitidas visitas de um acompanhante das 19 às 19:30 horas.

“No caso de serviços de internamento em que não exista a figura de acompanhante será mantida uma visita num período único, das 17 às 17:30 horas, no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental, e das 19 às 19:30 horas no Serviço de Medicina Intensiva, na Unidade de Cuidados Agudos Polivalente, na Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos e na Unidade de Internamento de Curta Duração, tanto em Alcobaça como em Pombal.

Já nos serviços de internamento em que se aplique o uso de equipamentos de proteção individual por parte do acompanhante, as entradas estão suspensas, refere a mesma fonte, que suspendeu ainda a entrada de acompanhantes no Hospital de Dia, incluindo sala de espera. “Sempre que possível, e não exista prejuízo no processo assistencial e por decisão do médico assistente, deverá ser dada preferência à realização de consultas não presenciais, evitando a deslocação dos utentes ao hospital”, refere também, o comunicado.

O Centro Hospitalar de Leiria recomenda ainda “o uso de máquinas de venda automática em detrimento dos refeitórios e bares”, sendo que nos refeitórios, de acesso restrito a profissionais, apenas é permitida, em simultâneo, a presença de 32 pessoas, no caso do Hospital de Santo André e 10 no caso de Alcobaça e Pombal. Já o bar externo do Hospital de Leiria destina-se em exclusivo a utentes e pessoal externo ao Centro Hospitalar de Leiria, e o bar externo do Hospital de Alcobaça destina-se a profissionais, assim como os bares da Casa de Pessoal dos Hospitais de Santo André e Distrital de Leiria.

Também há restrições no que concerne o serviço de Pediatria, onde poderá entrar apenas um acompanhante, bem como no serviço de Urgência Ginecológica/Obstétrica, onde apenas pode entrar uma pessoa na sala de partos.

Estão igualmente suspensas todas as atividades com entidades externas ao Centro Hospitalar de Leiria, nomeadamente estágios, comissões gratuitas de serviço no estrangeiro, cerimónias religiosas na capela do Hospital de Santo André, consultas de preparação para o parto e o circuito de visita guiada pré-natal.  

O Conselho de Administração do CHL informa ainda que “encontrando-se o grau de risco em constante avaliação pelas entidades competentes da área governativa da saúde, as medidas agora enunciadas serão monitorizadas e divulgada a sua atualização ou reposição”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!