Quinta-feira, Abril 25, 2024
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Covid-19: Paróquia realiza “via sacra” noturna pelas ruas da Nazaré

Data:

Partilhar artigo:

A Paróquia da Pederneria levou, esta sexta-feira, as imagens de Nossa Senhora da Soledade e do Senhor dos Passos a casa dos munícipes numa via sacra noturna, diferente do habitual devido ao período de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19.

A Paróquia da Pederneria levou, esta sexta-feira, as imagens de Nossa Senhora da Soledade e do Senhor dos Passos a casa dos munícipes numa via sacra noturna, diferente do habitual devido ao período de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19.

Com o apoio de devotos, da Confraria Nossa Senhora da Nazaré, da Junta da Nazaré e da Esquadra local da PSP, as duas imagens percorreram as principais ruas da vila, em carrinhas, acompanhadas pelos padres Paolo Lagatta e Salvatore Forte, que presentearam os habitantes com várias canções e rezas.

Região de Cister - Assine Já!

“A iniciativa surgiu no intuito de animar a população num momento tão marcante como o que estamos a viver, e tentar unir uma forte devoção tradicional, a do Senhor dos Passos, com uma mensagem de esperança própria do tempo Pascal”, explica Paolo Lagatta, citado num comunicado da autarquia.

As mensagens de agradecimento e de louvor pela iniciativa não se fizeram esperar. “Não havia casa, quintal ou janela que, mesmo nos lados mais recônditos, não tivesse uma vela, colcha ou pequeno sinal. De repente fez-se uma grande luz em toda a vila, e a noite pareceu até mais serena, os ânimos aliviados, os prantos e as rezas atendidas. Um momento histórico que ficará na memória de quem o organizou e de toda a população”, acrescentou o pároco, agradecendo à PSP que se encarregou do percurso.

O Tríduo Pascal, o conjunto de três dias celebrados no Cristianismo, composto pela Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa (Dia da Paixão do Senhor), o Sábado Santo (com Vigília Pascal), celebrado em memória da Paixão, morte e ressurreição de Jesus, conforme os Evangelhos, têm estado a ser celebrado à distância, sem a presença de público, com a realização de missas online e a “via sacra” desta sexta-feira.

A Vigília Pascal será feita este sábado a partir do Santuário para a casa dos fiéis, a partir das 21 horas, com transmissão pelo facebook, na conta da Confraria e da Paróquia. No Domingo, a missão será transmitida às 10 horas da Paróquia de Famalicão e às 11:30 horas do Santuário da Nazaré.

Esta foi a forma encontrada, pela Paróquia e pela Confraria Nossa Senhora Nazaré, para chegar aos munícipes, confinados às suas casas, sem se poderem deslocar aos locais de culto para acompanhar as tradicionais celebrações desta época.

 

Mais do que nunca, a informação é preciosa.
Mais do que nunca, o Região de Cister está a trabalhar, diariamente e em todos os suportes, para disponibilizar informação credível e rigorosa aos seus leitores.
Mais do que nunca, num contexto de quebra abrupta de publicidade, o seu apoio é fundamental.
Faça-se assinante do único semanário dos concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós e ajude-nos a manter este serviço público.
AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!