Sexta-feira, Janeiro 16, 2026
Sexta-feira, Janeiro 16, 2026

Covid-19: CHL ajuda a aproximar doentes e familiares

Data:

Partilhar artigo:

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL), no qual se inclui o Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, vai disponibilizar aos doentes, famílias e cuidadores ferramentas digitais que lhes permitam contactar entre si, num momento em que não é possível a aproximação física. 

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL), no qual se inclui o Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, vai disponibilizar aos doentes, famílias e cuidadores ferramentas digitais que lhes permitam contactar entre si, num momento em que não é possível a aproximação física.

A iniciativa visa minimizar o impacto das medidas de isolamento e prevenção, que impedem a permanência de acompanhantes e a realização de visitas. O objetivo é permitir que “todos os doentes internados, seja em que serviço for, possam contactar as suas famílias, através de telefone ou videochamada, reduzindo assim a preocupação, o stresse e ansiedade provocados pela separação”, lê-se no comunicado do CHL.

Região de Cister - Assine Já!

Em simultâneo, o CHL vai prestar apoio emocional à população para promover a saúde mental, no contexto da Covid-19. A ideia é auxiliar todos os que sintam que a sua saúde mental e o seu equilíbrio emocional estão a ser afetados pelo atual contexto da pandemia. A medida pretende contribuir para o restabelecimento do bem-estar da população e “impedir que as pessoas mais afetadas pelo isolamento social e pela incerteza da situação atual que, poderão evidenciar situações de ansiedade, insegurança, medo e desesperança, desenvolvam patologias mentais mais graves, como o caso da depressão, ou que levem a atos extremos, como o caso do suicídio”, refere a nota de imprensa da unidade de saúde.

O apoio emocional será assegurado por uma equipa de profissionais da área da saúde mental, entre médicos psiquiatras, psicólogos e enfermeiros especialistas em saúde mental, coordenada pelo diretor do Serviço de Psiquiatria do CHL.

AD Footer

Artigos Relacionados

Adepa junta 30 pessoas no início do projeto cultural “Conhecer o nosso concelho”

“Conhecer o nosso concelho” é o nome do mais recente projeto dinamizado pela Associação de Defesa e Valorização...

Mecânico turquelense integra equipa no Dakar

O Rally Dakar 2026 está a decorrer até ao próximo sábado. O que talvez poucos saibam é...

Beneditense ‘pulveriza’ recorde nacional estabelecido há 34 anos

Beatriz Castelhano (Sporting) pulverizou o recorde nacional de 60 metros no escalão de sub-23, estabelecendo um novo...

Nova edição do Cistermúsica garante 50 concertos em torno da “Ressurreição”

Já há data para a 34.ª edição do Festival de Música de Alcobaça. A temporada principal do Cistermúsica,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!