Sexta-feira, Maio 9, 2025
Sexta-feira, Maio 9, 2025

Avança elevação de Mosteiro de Coz como monumento nacional

Data:

Partilhar artigo:

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) notificou formalmente a Câmara de Alcobaça de que deu início à fase de audiência prévia da reclassificação do Mosteiro de Coz, e suas dependências, para Monumento Nacional.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) notificou formalmente a Câmara de Alcobaça de que deu início à fase de audiência prévia da reclassificação do Mosteiro de Coz, e suas dependências, para Monumento Nacional.

“É um primeiro passo muito grande, que é quase tudo. Falta o ‘tudo’ com a publicação em Diário da República”, adiantou o presidente da Câmara de Alcobaça ao REGIÃO DE CISTER. “Isto é muito importante, não só pelo orgulho alcobacense, porque passamos a ter quatro monumentos nacionais. Mas também porque nos abre as portas por completo para os fundos comunitários. Sem ser monumento nacional, não podíamos concorrer. Além do mais, era uma vergonha o Mosteiro não ser monumento nacional”, nota Paulo Inácio. 

Região de Cister - Assine Já!

Com o despacho da DGPC fica aberto o período de Consulta Pública para ultimar a decisão relativa à ampliação da classificação e à reclassificação, a categoria de monumento nacional.
A reclassificação “resulta de um trabalho moroso e árduo de décadas do qual o município nunca desistiu para que se fizesse justiça a um dos mais belos patrimónios do concelho de Alcobaça”, lê-se num comunicado enviado pela Câmara.

No âmbito da candidatura foi realizada a aquisição da antiga propriedade monástica, e desenvolvida a primeira fase de recuperação e valorização do espaço. ”A aquisição dos prédios envolventes ainda foi feita no mandato do Dr. Gonçalves Sapinho, a aquisiçao remanescente dos outros prédios e limpezas já foi no decorrer do meu mandato. Mas nunca ninguém tinha pensado que não era classificado monumento nacional. O Mosteiro estava registado nas Finanças, ponto final. Era como se fosse um barracão do Estado”, lamenta o chefe do executivo municipal.

Mais recentemente, Paulo Inácio entregou diretamente uma candidatura ao então ministro da Cultura, João Soares. “Depois disso veio um retrocesso, no qual era recordado que o Mosteiro de Coz era um imóvel de interesse nacional público. É uma coisa intermédia que não me satisfaz, bem pelo contrário: irritou-me. E junto da DGPC disse que não aceitava essa proposta de classificação porque era unânime que devia ser monumento nacional. As entropias foram levantadas e agora o município foi notificado que a audiência prévia está iniciada, com parecer favorável de que todo o aglomerado – igreja matriz e celas – como monumento nacional”, concluiu o edil.

A autarquia promoveu ainda a integração de Coz na Rota das Abadias Cisterciences e tem desenvolvido dinâmicas culturais, em parceria com a Junta de Freguesia e os agentes da comunidade local, refere o comunicado, acrescentando que assim tem justificado o elevado valor artístico, científico e histórico, bem como o elevado potencial cultural e turístico do monumento.

No concelho de Alcobaça, além do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, também a Capela do Desterro, no Mosteiro, e o Pórtico Manuelino da Igreja da Vestiaria estão classificados como Monumento Nacional. O Mosteiro de Coz será o quarto.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Eborense Sandra Coelho conquista Mundial de clubes

Sandra Coelho sagrou-se campeã do mundo de clubes, este domingo, depois de ter ajudado as espanholas do Vila...

Ténis: Veteranos de todo o País destacaram-se no regresso de torneio ao CT Alcobaça

Filipe Sustelo (Clube Ténis de Setúbal), Dominika Goreka (Lisboa RC) e a dupla Patrícia Couto (CTP Brandão)/Catarina Ferreira...

Homem detido por tentativa de homicídio em Pataias

Um homem, de 30 anos, foi detido pela Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!