Segunda-feira, Julho 4, 2022
Segunda-feira, Julho 4, 2022

Praia de São Martinho do Porto desinfetada com hipoclorito

Data:

Partilhar artigo:

O areal da baía de São Martinho do Porto foi desinfetado com hipoclorito no início de maio, numa ação da Junta de São Martinho que está a gerar polémica.

O areal da baía de São Martinho do Porto foi desinfetado com hipoclorito no início de maio, numa ação da Junta de São Martinho que está a gerar polémica.

A informação foi confirmada à Gazeta das Caldas pelo presidente da Junta, Joaquim Clérigo, que explicou que “o depósito tem 400 litros” e foram usados “três litros de hipoclorito”, ou seja, menos de 1%.

Ao Jornal de Notícias, a Agência Portuguesa do Ambiente avançou que no dia 2 de maio recebeu uma denúncia sobre a pulverização com “produtos alixivados” no areal da praia, o que levou ao contacto com a autarquia para apuramento de responsabilidades. “O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça informou não terem os serviços daquela entidade emanado qualquer orientação neste sentido e solicitou, seguidamente, ao presidente da Junta de Freguesia, imediata cessação da operação de limpeza do areal”, explicou a entidade.

Em declarações ao Público, a associação ambiental ZERO mostrou-se contra a ação de desinfeção. “São produtos que têm um impacto ambiental significativo. Não há razão para as juntas de freguesia gastarem dinheiro [neste tipo de intervenções]”, disse Susana Fonseca, membro da direção da entidade.

Recentemente, em Espanha, o areal da praia de Zahara de los Atunes, em Cádiz, foi desinfetado com lixívia e os ecologistas acusaram os responsáveis de atentado ambiental. A presidente da associação de voluntários ambientais de Trafalgar disse que nem os insetos daquele ecossistema resistiram à desinfeção.

O REGIÃO DE CISTER tentou contactar o presidente da Junta de São Martinho do Porto, mas tal não foi ainda possível até à data.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Duas empresas de Alcobaça distinguidas como “Gazela 2021”

A construtora A.B. Inácio, LDA, sediada na Benedita, e a fabricante HC - Caixilharia LDA, localizada na Cela...

Aluno da Escola D. Pedro I conquistou 1.º prémio nas Olimpíadas da Cultura Clássica

António Maria Jorge, aluno da Escola Básica 2,3 D. Pedro I de Alcobaça, ganhou o 1.º prémio nas...

Futsal: Uma década de “ouro” coroada com o 25.º título

O Sporting revalidou o título nacional, no passado sábado, depois de vencer o Benfica (4-3) no terceiro jogo...

Vai uma “jogatana” de padel?

Pode parecer estranho, mas esta história sobre o padel começa a ser contada por um treinador de... futsal....

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!