Quinta-feira, Dezembro 1, 2022
Quinta-feira, Dezembro 1, 2022

Praia de São Martinho do Porto desinfetada com hipoclorito

Data:

Partilhar artigo:

O areal da baía de São Martinho do Porto foi desinfetado com hipoclorito no início de maio, numa ação da Junta de São Martinho que está a gerar polémica.

O areal da baía de São Martinho do Porto foi desinfetado com hipoclorito no início de maio, numa ação da Junta de São Martinho que está a gerar polémica.

A informação foi confirmada à Gazeta das Caldas pelo presidente da Junta, Joaquim Clérigo, que explicou que “o depósito tem 400 litros” e foram usados “três litros de hipoclorito”, ou seja, menos de 1%.

Região de Cister - Assine já!

Ao Jornal de Notícias, a Agência Portuguesa do Ambiente avançou que no dia 2 de maio recebeu uma denúncia sobre a pulverização com “produtos alixivados” no areal da praia, o que levou ao contacto com a autarquia para apuramento de responsabilidades. “O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça informou não terem os serviços daquela entidade emanado qualquer orientação neste sentido e solicitou, seguidamente, ao presidente da Junta de Freguesia, imediata cessação da operação de limpeza do areal”, explicou a entidade.

Em declarações ao Público, a associação ambiental ZERO mostrou-se contra a ação de desinfeção. “São produtos que têm um impacto ambiental significativo. Não há razão para as juntas de freguesia gastarem dinheiro [neste tipo de intervenções]”, disse Susana Fonseca, membro da direção da entidade.

Recentemente, em Espanha, o areal da praia de Zahara de los Atunes, em Cádiz, foi desinfetado com lixívia e os ecologistas acusaram os responsáveis de atentado ambiental. A presidente da associação de voluntários ambientais de Trafalgar disse que nem os insetos daquele ecossistema resistiram à desinfeção.

O REGIÃO DE CISTER tentou contactar o presidente da Junta de São Martinho do Porto, mas tal não foi ainda possível até à data.

AD Footer

Artigos Relacionados

APFCAN reflorestou 200 hectares desde grande incêndio de 2017

A reflorestação da área florestal que se estende até ao mar nos concelhos de Alcobaça e Nazaré é...

Alunos da Escola D. Pedro I em projeto “Music and Sports” na Turquia

Ângelo Antanoa (9.ºC), Gonçalo Domingues (9.ºB), Simão Dias (9.ºC) e Simão Fernandes (9.ºA) foram os alunos da Escola...

Concerto de Toy levou um milhar de pessoas ao pavilhão dos Bombeiros da Benedita

O pavilhão dos Bombeiros da Benedita engalanou-se, na noite da passada sexta-feira, para receber o concerto de Toy....

HC Turquel aplica goleada e reafirma candidatura à subida de divisão

O HC Turquel goleou na receção ao HC Sintra (6-2), no passado sábado, e reafirmou a sua candidatura...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!