Terça-feira, Julho 5, 2022
Terça-feira, Julho 5, 2022

Morreu o almirante Vieira Matias, antigo chefe do Estado-Maior da Armada

Data:

Partilhar artigo:

Nascido em Porto de Mós, o almirante Nuno Gonçalo Vieira Matias, que foi chefe do Estado-Maior da Armada entre 1997 e 2002, morreu este sábado, vítima de doença prolongada, anunciou a Marinha.

Nascido em Porto de Mós, o almirante Nuno Gonçalo Vieira Matias, que foi chefe do Estado-Maior da Armada entre 1997 e 2002, morreu este sábado, vítima de doença prolongada, anunciou a Marinha.

Numa nota publicada no portal oficial da Marinha, o almirante Vieira Matias é recordado como “um dos mais notáveis líderes e militares contemporâneos com uma carreira brilhante” ao serviço de Portugal.

O velório realiza-se este domingo, limitado à família, e haverá uma missa de corpo presente na segunda-feira, às 10:15 horas na Igreja do Santo Condestável, em Lisboa, presidida pelo bispo das Forças Armadas, Rui Valério. De acordo com a mesma nota da Marinha, após a missa, o funeral segue para o Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, pelas 11 horas.

Numa nota publicada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa lamenta a morte do almirante Vieira Matias e envia “sentidas condolências à família, aos amigos e às Forças Armadas”. “O Almirante Vieira Matias foi um notável militar, com uma carreira muito diversificada ao serviço de Portugal, que passou brilhantemente pelos fuzileiros e pelo comando no mar, tornando-o uma referência como marinheiro. Chefe do Estado-Maior da Armada entre 1997 e 2002, é com a sua liderança, com a sua visão inovadora e arrojada que consegue ditar muita da presente capacidade operacional da Marinha”, lê-se na nota.

Nas palavras do presidente da Câmara de Porto de Mós, o almirante Nuno Vieira Matias “foi considerado um dos mais notáveis e brilhantes líderes militares contemporâneos”. Jorge Vala recorda ainda que o portomense era filho do fundador do Jornal “O Portomosense”, João Matias.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Jovem detido por furto a residência em São Martinho do Porto

Um jovem de 25 anos foi detido, no dia 29 de junho, por furto em interior de residência...

Duas empresas de Alcobaça distinguidas como “Gazela 2021”

A construtora A.B. Inácio, LDA, sediada na Benedita, e a fabricante HC - Caixilharia LDA, localizada na Cela...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!