Sábado, Julho 2, 2022
Sábado, Julho 2, 2022

Associação A4 cria programa de voluntariado Jovem

Data:

Partilhar artigo:

Criar novas oportunidades e iniciativas de ação social para os jovens é o lema do novo projeto “Amigo A4”, desenvolvido pela Associação Juvenil de Apoio à Ação (A4). Para isso, está aberto o recrutamento de voluntários para o desenvolvimento de iniciativas sociais e solidárias no concelho.

Criar novas oportunidades e iniciativas de ação social para os jovens é o lema do novo projeto “Amigo A4”, desenvolvido pela Associação Juvenil de Apoio à Ação (A4). Para isso, está aberto o recrutamento de voluntários para o desenvolvimento de iniciativas sociais e solidárias no concelho.

“Temos a intenção de envolver os jovens em causas sociais, garantindo-lhes apoio logístico para que coloquem em prática várias iniciativas na região”, explica Francisco Serralheiro ao REGIÃO DE CISTER. “O foco é a dinamização dos jovens em atividades como limpeza das praias, atividades lúdicas em lares, apoio a projetos como a Refood, assim como qualquer outra atividade em que possamos apoiar com ideias ou disponibilidade de pessoal”, acrescenta o responsável pela associação criada em Alcobaça no ano passado.

“Estamos à procura de três jovens dinâmicos que nos ajudem a aumentar o nosso campo de atividade”, reforça o alcobacense, notando que apenas é preciso que “os jovens não tenham medo de pegar em ideias, propostas e projetos e os possam tornar numa realidade”. Seja no concelho de Alcobaça ou em qualquer concelho da região Oeste.

“Queremos valorizar Alcobaça e criar um espaço para o crescimento dos jovens em prol da região, mas não fechamos portas a novos horizontes”, refere o jovem. “Se tivermos de ir a zonas da região que consideramos estarem pouco desenvolvidas, vamos fazê-lo”, repara Francisco Serralheiro, afirmando que a ideia do projeto serve “para potenciar e valorizar o património cultural e humano das regiões fora das grandes cidades como Lisboa, Porto e Coimbra”.

As iniciativas previstas contam com o apoio de todos os elementos da A4, porém, o jovem destaca o papel de quatro membros que vão iniciar o projeto “Amigo A4”. “Queremos não só que tenham ideias para novas iniciativas junto da comunidade, mas também que tenham autonomia para colocarem em prática as suas ideias. Desde a angariação de apoios sociais, passando pela realização de toda a componente logística da atividade e depois com a realização da mesma”, garante.

“É uma forma de juntar os jovens por uma causa que é de todos e permitir-lhes que tenham uma estrutura que os apoie a desenvolver ideias novas e entusiasmantes”.

A Associação Juvenil de Apoio à Ação é responsável pela dinamização de eventos como o TEDxAlcobaça e pretende unir jovens estudantes, em diferentes fases da sua vida. O objetivo é colocar Alcobaça num lugar de destaque, levando a debater culturalmente sobre vários temas da sociedade atual, assim como a colocar em prática iniciativas positivas para os jovens, e consequentemente, para o desenvolvimento do concelho de Alcobaça.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Aluno da Escola D. Pedro I conquistou 1.º prémio nas Olimpíadas da Cultura Clássica

António Maria Jorge, aluno da Escola Básica 2,3 D. Pedro I de Alcobaça, ganhou o 1.º prémio nas...

Futsal: Uma década de “ouro” coroada com o 25.º título

O Sporting revalidou o título nacional, no passado sábado, depois de vencer o Benfica (4-3) no terceiro jogo...

Vai uma “jogatana” de padel?

Pode parecer estranho, mas esta história sobre o padel começa a ser contada por um treinador de... futsal....

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!