Três escolas da região integram a lista de estabelecimentos escolares identificados pelo Governo para remoção e substituição do amianto.
Três escolas da região integram a lista de estabelecimentos escolares identificados pelo Governo para remoção e substituição do amianto.
No concelho de Alcobaça, a Escola Básica da Benedita vai ser alvo de intervenções, enquanto em Porto de Mós as obras vão decorrer na Escola Básica Dr. Manuel de Oliveira Perpétua e na Escola Secundária de Porto de Mós.
No distrito de Leiria, o Governo ambiciona realizar intervenções em 20 escolas.
A lista que inclui um total de 578 escolas do País foi publicada, esta terça-feira, em Diário da República, estimando-se o custo total das intervenções em 60 milhões de euros, que serão suportados por verbas comunitárias no âmbito de programas operacionais regionais 2020.
O programa para erradicar o amianto nas escolas visa aproveitar o encerramento dos estabelecimentos de ensino devido à pandemia da Covid-19.
Embora a utilização de fibras de amianto tenha sido proibida no quadro normativo nacional em 2005, ainda existem vários estabelecimentos de ensino a aguardar obras de remoção. Sobre as empreitadas em questão, a ministra da Coesão Territorial revelou à agência Lusa que “os presidentes das Câmaras vão ser sempre os donos de obras, independentemente de as escolas serem de gestão autárquica ou do Ministério da Educação”.
No entanto, a Quercus alerta que a lista não chega a cumprir a lei até porque “nas escolas existem outros equipamentos com amianto além das coberturas em fibrocimento”.