Quarta-feira, Julho 6, 2022
Quarta-feira, Julho 6, 2022

Projetos de resolução do PCP, BE e Verdes para travar prospeção de gás e petróleo no distrito chumbados no Parlamento

Data:

Partilhar artigo:

A Assembleia da República chumbou, esta sexta-feira, os projetos de resolução apresentados por Bloco de Esquerda (BE), Partido Comunista (PCP) e Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) que recomendavam o fim da prospeção e produção de petróleo e gás no distrito de Leiria, nomeadamente na freguesia de Aljubarrota.

A Assembleia da República chumbou, esta sexta-feira, os projetos de resolução apresentados por Bloco de Esquerda (BE), Partido Comunista (PCP) e Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) que recomendavam o fim da prospeção e produção de petróleo e gás no distrito de Leiria, nomeadamente na freguesia de Aljubarrota.

No caso do BE, o projeto de resolução passava por recomendar ao Governo “desencadear as ações necessárias ao cancelamento dos contratos relativos à prospecção e produção de hidrocarbonetos nas áreas designadas Batalha e Pombal”, que incluem as freguesias da Bajouca, em Leiria, e Aljubarrota, Alcobaça, onde a multinacional Australis Oil&Gas pretende iniciar perfurações. A proposta foi chumbada com os votos contra do PS, Partido Social Democrata (PSD), CDS-PP e Chega e a abstenção do Iniciativa Liberal.

O PCP pedia “o cancelamento dos contratos de exploração de gás e/ou petróleo existentes ou previstos para a região de Batalha (Alcobaça) e Pombal“, por considerarem que estes “visam os interesses das multinacionais, privatizam e alienam recursos nacionais e ameaçam a qualidade de vida das populações e o meio ambiente”. O projeto também foi chumbado com os votos contra do PS, PSD, CDS-PP, Chega e a abstenção do Iniciativa Liberal.

Segundo o Eco, só o projeto de resolução do PEV conseguiu votos favoráveis entre alguns deputados do PS, mas acabou por ser chumbado com os votos contra dos restantes deputados socialistas e do CDS-PP e a abstenção do PSD, Chega e Iniciativa Liberal.

Apenas Aljubarrota e Pombal têm contratos de prospeção e produção de hidrocarbonetos ativos e a decorrer, numa faixa litoral que se estende das Caldas da Rainha (Leiria) a Soure (Coimbra), a cargo da empresa Australis Oil&Gas.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Dois detidos por tentativa de furto a residência em Famalicão

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial da Valado dos Frades, deteve esta terça-feira dois homens...

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!