Domingo, Agosto 9, 2026
Domingo, Agosto 9, 2026

Junta do Bárrio cria petição para exigir reabertura da extensão de saúde de Pinhal Fanheiro

Data:

Partilhar artigo:

A Junta do Bárrio está a recolher assinaturas para uma petição, que visa exigir a reabertura da extensão de saúde do Pinhal Fanheiro encerrado desde março no âmbito do Plano de Contingência Covi-19 criado pelo Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte (ACeS Oeste Norte).

A Junta do Bárrio está a recolher assinaturas para uma petição, que visa exigir a reabertura da extensão de saúde do Pinhal Fanheiro encerrado desde março no âmbito do Plano de Contingência Covi-19 criado pelo Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte (ACeS Oeste Norte).

De acordo com a presidente de Junta do Bárrio, as tentativas de resolução com o ACeS Oeste Norte têm sido diversas, no entanto ainda não foi possível chegar a um consenso. “Informamos a população que, infelizmente, ainda não temos resposta por parte da ACeS Oeste Norte acerca de uma data prevista para a reabertura do centro de saúde. Após vários contactos com a diretora executiva, a mesma não conseguiu por vários motivos reabrir a unidade”, revela Filipa Gomes. Entre as razões apontadas pela autarquia para o atraso na reabertura estão “questões ligadas à pandemia e por falta de recursos”.

Região de Cister - Assine já!

À Junta o encerramento foi descrito como temporário, mas quatro meses depois a situação não mudou, o que tem provocado descontentamento entre os fregueses. ”É uma situação que nos preocupa muito e que nunca deixámos de acompanhar. Tudo o que está ao nosso alcance temos feito para que esta unidade de saúde não encerre”, nota a autarca.

Com vista a pressionar a ACeS Oeste Norte a tomar uma decisão, a autarquia pede aos fregueses para assinarem uma petição, documento que está disponível na sede da Junta, dirigida às entidades competentes. “Se fosse esta Junta responsável pela unidade de saúde a mesma encontrar-se-ia aberta na sua plenitude”, assegura a presidente da Junta do Bárrio.

Contactada pelo REGIÃO DE CISTER, a diretora executiva do ACeS Oeste Norte explicou que “a questão da reabertura da unidade prende-se unicamente com determinação da DGS e do grupo de controlo de infeção, no que respeita higienização de espaços (devido à pandemia) e a carência de recursos humanos para o efetuar”. “Os utentes continuam a ter médico de família, nada mudou nesse sentido, sendo os cuidados prestados pelo mesmo, numa unidade que dista menos de 3 quilómetros [na Cela]”, nota Ana Pisco.

No concelho de Alcobaça, também a extensão de Coz permanece encerrada para obras. 

AD Footer

Artigos Relacionados

DaTerra prepara mural comunitário na antiga escola da Mélvoa

A DaTerra – Associação para o Desenvolvimento Sustentável está a concluir um novo mural comunitário na antiga escola...

Água de Madeiros recupera bar e prepara novo restaurante

Menos de seis meses depois de ter sido devastado pela tempestade Kristin, o Bar de Água de Madeiros...

Gatos e problemas de higiene motivam queixas na vila

O excesso de animais errantes, sobretudo gatos, e os problemas de higiene associados foram levados à reunião da...

Maçã, chita e tradição em destaque no São Bernardo

A Feira de São Bernardo regressa a Alcobaça com um programa que o presidente da Câmara, Hermínio Rodrigues,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!