Quarta-feira, Abril 24, 2024
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ciclismo: Um projeto “sobre rodas”

Data:

Partilhar artigo:

A fotografia acima retratada é do fim da época passada, mas podia ser também desta temporada. A equipa RÓÓDINHAS/Santos Silva tem nos seus quadros cerca de 110 elementos, dos quais 70 são federados, enquanto os restantes representam a equipa em lazer. Um número pouco comum e que muito orgulha Luís Mateus, um dos grandes dinamizadores da equipa.

A fotografia acima retratada é do fim da época passada, mas podia ser também desta temporada. A equipa RÓÓDINHAS/Santos Silva tem nos seus quadros cerca de 110 elementos, dos quais 70 são federados, enquanto os restantes representam a equipa em lazer. Um número pouco comum e que muito orgulha Luís Mateus, um dos grandes dinamizadores da equipa.

No ano passado, a equipa e atletas alcançaram um somatório de 206 pódios, num total de 508 provas em que estiveram presentes. Desde os regionais a competições internacionais.
Para o presidente da equipa os números representam “o sucesso de um trabalho que se realiza desde 2004 quando um grupo de amigos decidiu formar a equipa”.

Região de Cister - Assine já!

“Hoje não somos nós que procuramos os atletas para nos representarem, mas sim eles que chegam porque se identificam com a nossa forma de estar no desporto e na sociedade”, afirma Luís Mateus, que foi um dos fundadores do RÓÓDINHAS.

A equipa divide-se entre provas de btt, estrada e trail, mas além da componente desportiva, há a defesa do meio ambiente e também “a missão de ajudar na componente social, na qual se destacaram passeios de apoio aos Bombeiros da vila, assim como o passeio solidário André Agostinho”, salienta o beneditense. “Uma das nossas premissas é ser amigo do concorrente e saber ganhar ou perder com o devido respeito pelo adversário”, acrescenta.

O RÓÓDINHAS/Santos Silva conta com atletas com 5 anos e de… mais de 60 anos, como é o caso de Luís Mateus, que assume funções de presidente, diretor, atleta e treinador das escolinhas. ”Faço um pouco de tudo”, brinca o dirigente, que treina os mais pequenos. “No escalão de escolinhas temos 14 atletas, mas neste momento não é um escalão com um recrutamento muito acessível”, sublinha.

“As poucas provas para aquele escalão são quase todas no Alentejo e é complicado atrair uma criança que tenha de fazer uma grande deslocação para realizar uma competição que dura menos de dez minutos”, lamenta Luís Mateus, apelando a que a Associação de Ciclismo de Santarém, responsável pelas provas regionais, crie e dinamize provas para estes escalões em toda a região.

Porém, há escalões que estão de boa saúde. “Desde cadetes a masters, temos uma grande quantidade de atletas, incluindo a formação e, por isso, estamos muito contentes que eles se mantenham connosco”, evidencia o responsável, revelando que antes da pandemia estavam previstas obras de melhoramento das instalações na Associação Norte da Vila, sede da equipa da Benedita.

Face ao atual contexto pandémico, a fotografia de equipa não pode ser tirada, para já, em 2020. Com o número de atletas na equipa seria muito difícil manter as distâncias de segurança… e todos entrarem na fotografia.

Equipa contou com vários títulos na época passada

Na época passada, a equipa RÓÓDINHAS/Santos Silva somou várias medalhas e Pedro Pinheiro foi um dos bttistas que se destacou. 

O atleta, natural de Arruda dos Vinhos, juntou-se à equipa em 2014 e em 2019 conquistou a prova Sudety MTB Challenge na Polónia, atingindo ainda a 2.ª posição na Taça de Portugal de XCM, o 3.º lugar no campeonato regional de XCO e, ainda, um 4.º lugar na Taça de Espanha, todas no escalão Masters 30. “Pela equipa conquistei os meus melhores títulos na carreira”, refere o bttista.

Também pela equipa beneditense destacaram-se David Guerra, que venceu a Taça de Portugal de enduro, em Masters 40, e Filomena Paulo, que venceu a Taça de Portugal e foi vice-campeã regional de XCO cross, em Masters 40. 

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Hóquei: HC Turquel despromovido ao segundo escalão

O cenário para ainda garantir a permanência antecipava-se de extrema dificuldade, mas a verdade é que veio a...

O pintor que fez da cerâmica e da azulejaria uma “tela” da vida

Foi de pincel na mão que Luís Sacadura desenhou o trajeto de uma vida particularmente preenchida. Disputado pelas...

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!