Domingo, Agosto 31, 2025
Domingo, Agosto 31, 2025

Sara Vieira dá cartas no mundo das artes ilustrativas

Data:

Partilhar artigo:

Após ter concluído os estudos superiores em Portugal, rumou a França em busca de novas oportunidades para sair da sua zona de conforto e alargar horizontes. Sara Vieira, ilustradora natural do Alqueidão da Serra, do concelho de Porto de Mós, estabeleceu-se em Paris há quatro anos, onde tem encontrado “grandes estímulos” para desenvolver a sua arte. 

Após ter concluído os estudos superiores em Portugal, rumou a França em busca de novas oportunidades para sair da sua zona de conforto e alargar horizontes. Sara Vieira, ilustradora natural do Alqueidão da Serra, do concelho de Porto de Mós, estabeleceu-se em Paris há quatro anos, onde tem encontrado “grandes estímulos” para desenvolver a sua arte. 

Gosta de trabalhar em vários projetos em simultâneo, de diferentes áreas. Atualmente está envolvida no projeto “Lágrima”, um livro que vai ser reeditado pelo leiriense André Pereira. A parceria começou com uma “brincadeira” na altura do confinamento. “O André pediu-me para ilustrar a frase ‘Um escritor nunca morre só quando escreve’”, começa por contar Sara Vieira ao REGIÃO DE CISTER. “De seguida fez-me o convite para colaborar na reedição do seu livro, contribuindo com algo diferente”, adianta. “Já tinha lido a obra e identifiquei-me bastante com o projeto”, acrescenta a ilustradora. O romance aborda a história de uns pais que perdem o seu filho “muito pouco convencional”. Em “Lágrima”, quando Tomás morre, Clara chora e Afonso ri. “O objetivo é quebrar com a normalidade e, ao mesmo tempo, brincar com o público”, sublinha a alqueidoense. “Tem sido uma experiência com uma troca de ideias enriquecedora”, acrescenta. A obra vai ser lançada no final deste ano.

Região de Cister - Assine já!

Sara Vieira também está a desenvolver “Exit”, que envolve a sonoplastia e é realizado no âmbito de um “open call” do Museu da Universidade Nacional de Educação de Taipei e ainda outro projeto de cerâmica que se encontra em fase de experimentação plástica. O trabalho da ilustradora vai sendo conhecido cada vez mais longe. Há um ano, a artista marcava presença na oitava edição da Bienal Internacional de Arte, em Pequim, na China, um dos principais eventos internacionais de artes visuais, onde estiveram representados artistas de todo o mundo. No evento a artista expôs o seu projeto “Protect our Land” (Protege a tua Terra), uma interpretação gráfica do seu “próprio interior”, desenvolvida para ir ao encontro do tema da bienal, “Um mundo colorido e um futuro compartilhado”. Estar a representar Portugal neste evento da China foi para a ilustradora uma “grande concretização” e um importante passo no seu percurso profissional. 

Sara Vieira tem participado em diversas exposições internacionais. Já expôs em grandes cidades como Barcelona, Praga, Hong Kong e Berlim. A artista é licenciada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha e em Educação Artística pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e mestre em Gestão Cultural também pela Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha. Realizou ainda formações em Iconografia da Arte na Universidade Popular de Neuchatel, na Suíça, e “Arte Moderna e Contemporânea em cinco gestos”, na Escola Centre Pompidou, em Paris. 

A viver em Versalhes, trabalha em simultâneo com projetos de mediação artística na Fundação Anticipations e Galerie des Galeries, em Paris.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Turquelense Santiago Honório festeja título europeu por Portugal

O turquelense Santiago Honório (Sporting) ajudou a Seleção Nacional de sub-19 a sagrar-se, na noite deste sábado, tricampeã...

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Beneclima aposta em ares condicionados e eletricidade

A Beneclima está sediada, tal como o nome antecipa, na Benedita e acumula cerca de 20 anos de...

Elogio do elogio

Então não será mais agradável dizer de alguém que “está bonito”, “escreveu bem” ou “teve coragem” do que...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!