Quinta-feira, Novembro 5, 2026
Quinta-feira, Novembro 5, 2026

Mercearia do Casal Pardo é negócio de família há 38 anos

Data:

Partilhar artigo:

A história do espaço onde hoje funciona o “Frescos da Lena” remonta a 1982, quando os proprietários, emigrantes na Alemanha, decidiram regressar a Casal de Pardo, em Alfeizerão, para “começar de novo”. Hoje, o negócio é gerido pela filha, que durante a adolescência “fugia” do espaço sempre que possível, mas que agora pondera trabalhar além da reforma. 

A história do espaço onde hoje funciona o “Frescos da Lena” remonta a 1982, quando os proprietários, emigrantes na Alemanha, decidiram regressar a Casal de Pardo, em Alfeizerão, para “começar de novo”. Hoje, o negócio é gerido pela filha, que durante a adolescência “fugia” do espaço sempre que possível, mas que agora pondera trabalhar além da reforma. 

Depois de alguns anos a trabalhar na Alemanha, os pais de Helena Tinta decidiram rumar a Alfeizerão e adquirir uma pequena mercearia na Rua Manuel da Silva Carolino. “Tinha apenas 15 anos quando viemos para Alfeizerão. Surgiu a oportunidade e os meus pais compraram o espaço que já tinha muita história”, recorda. 

Região de Cister - Assine já!

Na época, trabalhar na loja era um “castigo” para a adolescente, que considerava trabalhar de borla “bastante desmotivante”. “Não tinha ordenado e já queria começar a ter alguma independência. Confesso que na época odiava trabalhar aqui, para tristeza dos meus pais”, graceja. 

Assim que completou a maioridade, Helena Tinta deu início a um percurso profissional longe da alçada dos pais, mas a vida veio alterar os seus planos. “Anos mais tarde, quando os meus pais atingiram a idade da reforma, a minha situação profissional não era muito estável. Perante tal cenário decidi assumir as rédeas do negócio e dar-lhe um novo rumo”, conta. A atual gerente remodelou o espaço com o intuito de o tornar mais moderno e aliciante para fregueses de todas as idades. O espaço foi, então, rebatizado de “Frescos da Lena” por um cliente, mas continua a manter a tradição a que os habitantes da localidade foram habituados ao longo dos anos. “Esta é a única mercearia nesta zona, a outra está a alguns quilómetros de distância, em Alfeizerão. Ou seja, o espaço é importante para a população mais idosa que não tem tanta facilidade em deslocar-se”, explica a comerciante. 

E quem visita o espaço não procura apenas produtos para encher a despensa. “Há sempre uma conversa, um conselho ou uma palavra amiga. Aqui, a maioria dos clientes é tratada pelo nome e a lista de compras já é bem conhecida”, assegura. A cliente “mais antiga” dos Frescos da Lena tem 96 anos e, assegura Lena, “sempre que entra pela porta é uma alegria”.

O que no início foi uma obrigação transformou-se numa verdadeira paixão. Para Helena Tinta gerir o espaço é hoje um “verdadeiro prazer” e para trás ficou a “aversão” ao espaço. “Sou muito feliz aqui. Quem diria… Não é fácil, mas contribui para a minha felicidade abrir as portas diariamente. Quem sabe se não mantenho esta rotina depois da reforma”, remata.

AD Footer

Artigos Relacionados

Câmara da Nazaré volta a desobstruir foz do Rio Alcoa e pede solução definitiva

A Câmara da Nazaré avançou com a desobstrução da foz do Rio Alcoa, que se encontrava completamente fechada...

Obras de estabilização na Rua Miguel Bombarda já iniciaram e custam 700 mil euros

Encontram-se a decorrer as obras de estabilização do escorregamento na Rua Miguel Bombarda, junto ao cruzamento com a...

Reabilitação dos passadiços de Paredes da Vitória está em fase de conclusão

Está em fase de conclusão a requalificação das infraestruturas de apoio balnear da Praia de Paredes da Vitória,...

DaTerra lança projeto para regenerar ecossistemas

Recuperar áreas degradadas, criar um banco de sementes e um viveiro, desenvolver uma horta comunitária e envolver a...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!