Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Pandemia acelerou negócio de entrega de refeições em casa

Data:

Partilhar artigo:

A pandemia encerrou alguns negócios, colocou alguns em stand-by mas também foi o motor para a criação de “novos negócios”, como a entrega de comida aos domicílios. Pedro Vieira criou a empresa Pede & Come no ano passado, mas a pandemia levou o leiriense a aumentar a sua “área de negócio” e a chegar à Nazaré, em junho, e a Alcobaça, desde dia 2.

A pandemia encerrou alguns negócios, colocou alguns em stand-by mas também foi o motor para a criação de “novos negócios”, como a entrega de comida aos domicílios. Pedro Vieira criou a empresa Pede & Come no ano passado, mas a pandemia levou o leiriense a aumentar a sua “área de negócio” e a chegar à Nazaré, em junho, e a Alcobaça, desde dia 2.

O empresário conta com um total de quatro estafetas em Alcobaça e Nazaré e já firmou várias parcerias com algumas empresas de restauração como o Mr. Pizza, King Kebab, Tabernas sem Regras, Meat, ou o Casalinho, Oceano e Predileta na Nazaré. 

Região de Cister - Assine já!

Esta empresa, que ganhou “força” com a pandemia conta atualmente com 25 estafetas que chegam ainda às populações de Leiria, Tomar, Pombal, Marinha Grande, Fátima e Figueira da Foz. O custo dos primeiros três quilómetros é de 1,90 euros e acresce 70 cêntimos a partir dos quatro quilómetros.

Mas, à semelhança de Pedro Vieira, também outros negócios de entrega de comida ao domicílio prosperaram na região nos últimos meses. A empresa ”Come To Me”, do Grupo FF, donos de espaços como o Mosteiro do Leitão, chegou esta semana aos concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós e pretende levar as melhores iguarias dos restaurantes até casa das pessoas.

Embora ainda não tenha sido feito o lançamento oficial da empresa, o negócio já arrancou com a entrega entre a passada quinta-feira e domingo, quando não foi permitido circular entre concelhos.

Este é um setor de negócio que tem proliferado em tempo de pandemia, mas que não é inédito. Já em maio, o B!Eats nasceu na Benedita. A empresa leva refeições dos restaurantes beneditenses até aos moradores das freguesias da Benedita, Turquel e Vimeiro. 

Embora o projeto já estivesse planeado antes da chegada da pandemia, foi o contexto da saúde pública que acelerou todo o negócio do empresário Gerson Costa. A empresa leva comida de vários restaurantes da Benedita com uma taxa de entrega de 2 euros. 

Por sua vez, e após seis meses de Nazaré At Home, chega este mês ao concelho de Alcobaça o… Alcobaça At Home.  As entregas são feitas nas 13 freguesias e o alargamento do negócio é fruto do sucesso que a empresa At Home já garantiu em vários meses na Nazaré. A taxa de entrega é de 1,99 euros e as encomendas são feitas através do site da empresa.

Desde que a pandemia da Covid-19 obrigou os restauração a fechar portas, e mesmo depois das reaberturas, que muitos empresários apostaram e/ou reforçaram o regime take-away para tentar fazer face às quebras financeiras, estabelecendo parcerias com estas empresas de entregas ao domicílio, num modelo de negócio win-win. Para restaurantes, empresas de distribuição e clientes.

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!