Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Associação Benedita Solidária prepara abertura de sede na freguesia

Data:

Partilhar artigo:

A Associação Benedita Solidária está a preparar a abertura da sede na freguesia. O objetivo é criar um espaço “seguro e aprazível” para os doentes e respetivas famílias apoiadas pela valência do Núcleo de Apoio Oncológico.

A Associação Benedita Solidária está a preparar a abertura da sede na freguesia. O objetivo é criar um espaço “seguro e aprazível” para os doentes e respetivas famílias apoiadas pela valência do Núcleo de Apoio Oncológico.

Fundada há cinco anos, a associação considera a abertura da sede um “importante passo”. “Este é um espaço dedicado especialmente aos doentes oncológicos e às famílias onde podemos falar abertamente dos medos e inseguranças face à doença. Mas não só. O objetivo é disponibilizar apoio psicológico, promover iniciativas de atividade física e workshops”, explica Isabel Guerra Vitorino, presidente da Direção.
Embora o núcleo apoie maioritariamente mulheres com cancro da mama, o espaço está aberto a outros doentes. “É um apoio que consideramos importante. Nunca é demais reforçar o companheirismo e a solidariedade para com estas pessoas e aos seus entes queridos”, acrescenta a responsável.

Região de Cister - Assine já!

A data de abertura do espaço ainda não foi estipulada, uma vez que estão a ser concluídos os “últimos detalhes”. “Estamos a terminar a decoração do espaço, mas creio que abertura oficial estará para breve”, informa.

Além desta valência, a Associação Benedita Solidária contribui de uma forma generalizada para o apoio às pessoas em situação de carência económica. “Combater a pobreza e a exclusão social, promovendo a inclusão, a coesão social e o desenvolvimento social integrado são missões da associação. “É um complemento às associações já existentes. Através de ajuda não material, mas económica, proveniente de angariações, que possa auxiliar no pagamento de contas de luz, ou de água, rendas ou medicamentos de cidadãos em comprovada situação de carência económica”, esclarece.

No âmbito da pandemia de Covid-19, os pedidos de ajuda aumentaram e as ações de angariação foram suspensas. No entanto, a associação continuou a dar a “resposta possível” às solicitações e disponibilizou ainda um apoio para idosos e grupos de risco em tarefas como idas à farmácia e aos supermercados.

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!