Sexta-feira, Junho 9, 2023
Sexta-feira, Junho 9, 2023

Criado o primeiro percurso pedestre da freguesia de Pataias

Data:

Partilhar artigo:

É o primeiro percurso pedestre definido na freguesia de Pataias, tem uma duração prevista de 1:30 horas e uma distância de 3,40 quilómetros, que dá a conhecer parte dos 31 fornos de cal existentes em Pataias-Gare.

É o primeiro percurso pedestre definido na freguesia de Pataias, tem uma duração prevista de 1:30 horas e uma distância de 3,40 quilómetros, que dá a conhecer parte dos 31 fornos de cal existentes em Pataias-Gare.

A definição do percurso, onde falta ainda colocar alguma sinalética, resulta de uma ação conjunta da União de Freguesias de Pataias e Martingança (UFPM) e da Câmara de Alcobaça e tem como objetivo destacar aquele que é considerado o maior núcleo de fornos de cal em Portugal. Pataias tem dois grandes núcleos: nos Olhos de Água/Ratoinha, com 12 fornos, dispersos numa área de três hectares, e o núcleo da Brejoeira, com 19 fornos, dispersos numa área de quatro hectares.

Região de Cister - Assine já!

O site da UFPM vai funcionar como centro interpretativo, através do qual o visitante pode informar-se sobre as várias temáticas relacionadas com os fornos, com recurso a um tablet ou a um telemóvel.

A primeira referência a um forno de cal data de 1729 e, na década de 1860, existiam dez industriais de cal, que exploravam 16 fornos. O número de fornos em laboração atingiu o auge na década de 1940, mas foi 20 anos depois, com recurso a novos meios tecnológicos, que a indústria de cal atingiu o auge da produção, contabilizando-se cerca de 30 fornos. Em 1981, laboravam nove fornos, sendo que o último encerrou em 1995.

AD Footer

Artigos Relacionados

João Lucas recordado na casa onde tudo começou

João Lucas, médio que deixou uma marca indelével no Ginásio, foi homenageado pelo clube onte tudo começou, no...

“Café Kanimambo” é o novo romance de Fernando Ribeiro

“Café Kanimambo” é o título do segundo romance de Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell, que se estreou na...

Cistermúsica celebra a música no feminino na 31.ª edição

“Música no Feminino” é o tema central da 31.ª edição do Festival de Música de Alcobaça que arranca...

Mosteiro de Alcobaça associa-se a coleção de cerâmica criada com sons

As peças de cerâmica da coleção “Mosteiro”, que se distinguem por terem sido moldadas através da voz de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!