Quarta-feira, Junho 29, 2022
Quarta-feira, Junho 29, 2022

Criado o primeiro percurso pedestre da freguesia de Pataias

Data:

Partilhar artigo:

É o primeiro percurso pedestre definido na freguesia de Pataias, tem uma duração prevista de 1:30 horas e uma distância de 3,40 quilómetros, que dá a conhecer parte dos 31 fornos de cal existentes em Pataias-Gare.

É o primeiro percurso pedestre definido na freguesia de Pataias, tem uma duração prevista de 1:30 horas e uma distância de 3,40 quilómetros, que dá a conhecer parte dos 31 fornos de cal existentes em Pataias-Gare.

A definição do percurso, onde falta ainda colocar alguma sinalética, resulta de uma ação conjunta da União de Freguesias de Pataias e Martingança (UFPM) e da Câmara de Alcobaça e tem como objetivo destacar aquele que é considerado o maior núcleo de fornos de cal em Portugal. Pataias tem dois grandes núcleos: nos Olhos de Água/Ratoinha, com 12 fornos, dispersos numa área de três hectares, e o núcleo da Brejoeira, com 19 fornos, dispersos numa área de quatro hectares.

O site da UFPM vai funcionar como centro interpretativo, através do qual o visitante pode informar-se sobre as várias temáticas relacionadas com os fornos, com recurso a um tablet ou a um telemóvel.

A primeira referência a um forno de cal data de 1729 e, na década de 1860, existiam dez industriais de cal, que exploravam 16 fornos. O número de fornos em laboração atingiu o auge na década de 1940, mas foi 20 anos depois, com recurso a novos meios tecnológicos, que a indústria de cal atingiu o auge da produção, contabilizando-se cerca de 30 fornos. Em 1981, laboravam nove fornos, sendo que o último encerrou em 1995.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

A leste, algo de novo: o despertar dos impérios

Gostaria de estar mais otimista. Porém, os últimos desenvolvimentos à volta da  Guerra na Ucrânia não me permitem...

Hóquei em patins: Biblioteca conquista torneio de encerramento em Tomar

A equipa de sub-15 da Biblioteca conquistou o torneio de encerramento depois de vencer o Sp. Marinhense (10-4),...

Casal de americanos escolheu Alcobaça para ajudar emigrantes

”Portugal the Place” é o nome da empresa de consultoria gerida por um casal de americanos em... Alcobaça. Colleen...

Concurso Mundial de Bruxelas distingue quatro vinhos de Alcobaça

Os vinhos Montecapucho Arinto 2017, da Quinta dos Capuchos, e Mula Velha Rose 2021, da Parras Wines, foram...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!