Domingo, Julho 26, 2026
Domingo, Julho 26, 2026

Museus Municipais de Alcobaça informatizam inventário

Data:

Partilhar artigo:

Está em curso, há seis meses, um programa de informatização das coleções do Museu do Vinho e do Museu Raul Bernarda.

Está em curso, há seis meses, um programa de informatização das coleções do Museu do Vinho e do Museu Raul Bernarda.

Já foram registadas na plataforma In Patrimonium (plataforma de inventariação utilizada por vários municípios, unidades museológicas e coleções privadas) 404 peças de cerâmica: 241 do Museu do Vinho de Alcobaça e163 do Museu Raul da Bernarda.

Região de Cister - Assine já!

O processo passa pelo registo fotográfico individual de cada peça e sua posterior catalogação através da plataforma, tendo como objetivos “consolidar a investigação e a identificação das peças” e “reforçar a segurança na eventualidade de algum furto ou desaparecimento”. No total, os Museus Municipais detêm um espólio de cerca de 20 mil peças.

“Esta ferramenta abre também a possibilidade de disponibilizar online todo o vasto espólio museológico do Município de Alcobaça, de modo a que este seja facilmente consultado para fins de investigação académica, entre outras”, explica o presidente da Câmara  de Alcobaça, Paulo Inácio, citado em comunicado da autarquia.

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Empresa e universidade criam garrafa de vinho mais leve do mundo

A Vidrala – Santos Barosa e a Universidade de Leiria e Oeste desenvolveram aquela que é apresentada como...

Encontro aproxima academia e empresas para responder aos desafios da indústria

Decorre hoje, a partir das 17 horas, o XI Encontro +Indústria, nas instalações da NERLEI CCI, em Leiria,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!