Quinta-feira, Janeiro 15, 2026
Quinta-feira, Janeiro 15, 2026

Centro de Apoio Social Serra D’Aire e Candeeiros prepara novo lar residencial

Data:

Partilhar artigo:

A criação de um edifício com polivalência no Centro de Apoio Social Serra D’Aire e Candeeiros (CASSAC), localizado em Marinha da Mendiga, na União de Freguesias de Arrimal e Mendiga, vai melhorar a resposta social da região serrana do concelho de Porto de Mós. 

A criação de um edifício com polivalência no Centro de Apoio Social Serra D’Aire e Candeeiros (CASSAC), localizado em Marinha da Mendiga, na União de Freguesias de Arrimal e Mendiga, vai melhorar a resposta social da região serrana do concelho de Porto de Mós. 

O projeto prevê a construção de raiz de uma estrutura residencial para idosos com capacidade para 39 utentes e inclui ainda outras valências como o apoio domiciliário para 42 idosos e centro de dia para 30 utentes. “Este projeto faz todo o sentido porque vai dar resposta a uma região do concelho que não tem uma estrutura deste tipo para acolher pessoas”, sublinhou a vereadora com o pelouro da Ação Social da Câmara de Porto de Mós, durante a reunião do executivo municipal do passado dia 12, ao apresentar a intenção da instituição em submeter uma candidatura no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) – 3.ª Geração. 

Região de Cister - Assine já!

Para a nova estrutura do CASSAC está também prevista a construção de uma unidade de reabilitação de “caráter inovador” que “fará a passagem do hospital para o domicílio, sem que seja necessário permanecer na instituição”, explicou Telma Cruz. 

Na mesma reunião de Câmara foram também discutidas outras duas candidaturas no âmbito do PARES. Uma delas tem como objetivo a construção de uma estrutura para pessoas com deficiência intelectual na Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Leiria (Cercilei) com capacidade para 30 utentes. O espaço será construído na freguesia de Marrazes (Leiria), mas terá como área de influência a população dos concelhos de Leiria, Batalha e Porto de Mós. 

Já a candidatura para o projeto da Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós prevê a reestruturação do lar desta instituição, não estando em causa o aumento da sua capacidade. Num investimento estimado de 1 milhão de euros, a remodelação pretende o melhoramento das condições prestadas aos utentes da instituição, garantindo o cumprimento das normas de segurança atualmente exigidas. 
As obras do lar residencial, que tiveram início no passado mês e que estarão concluídas dentro de um ano, visam ainda a diminuição de custos commanutenções. De acordo com Paulo Carreira, provedor da Misericórdia de Porto de Mós, estas remodelações têm vindo a representar anualmente uma despesa de cerca de 30 mil euros para a instituição.  

A intervenção do espaço vai abranger todo o edifício, através da remodelação das cozinhas, dos quartos e das casas de banho e da modernização de todas as infraestruturas básicas, nomeadamente ao nível das redes elétrica, de água e de de saneamento. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Frederico Santos: “Objetivo é afirmar o Cister SA como referência nacional na formação”

Com um notável currículo no andebol, Frederico Santos assumiu a coordenação técnica do Cister SA no início...

Natércia Inácio publica novo conto que promove leitura, saúde e inclusão

Cerca de quatro anos depois de lançar “A Sereia Isobella”, Natércia Inácio está de regresso com mais uma...

Rafael Alves vence 13.ª edição do The Voice Portugal

Rafael Alves, da equipa de Sónia Tavares, foi o vencedor da 13.ª temporada do programa The Voice Portugal....

Empresas de Alcobaça batem recorde histórico de exportações

 O concelho de Alcobaça registou, em outubro de 2025, o valor mensal mais alto de exportações desde janeiro...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!