Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Presépio feito de madeira ardida nasce em Serro Ventoso

Data:

Partilhar artigo:

Nasceu em Serro Ventoso um presépio com figuras feitas a partir da madeira de um pinheiro atingido pelo incêndio que deflagrou na freguesia no passado mês de setembro. Esculpido através de uma motosserra, o presépio ganhou forma no Largo do Salão Paroquial. 

Nasceu em Serro Ventoso um presépio com figuras feitas a partir da madeira de um pinheiro atingido pelo incêndio que deflagrou na freguesia no passado mês de setembro. Esculpido através de uma motosserra, o presépio ganhou forma no Largo do Salão Paroquial. 

O escultor, natural do Algarve, trabalhou a madeira ao longo de duas semanas. Foram criadas as figuras de Maria, de José, do Menino Jesus e de uma ovelha.

Região de Cister - Assine Já!

O projeto foi “encomendado” pela Junta de Serro Ventoso para “dar uma nova vida à madeira perdida no incêndio e também para apoiar a cultura e os artistas”, avançou o presidente da Junta. 

O presépio de madeira está exposto em frente à Igreja Paroquial de Serro Ventoso e vem “alegrar a freguesia”, após vários dias cinzentos vividos com incerteza, devido à pandemia. “A freguesia vai ter uma obra única”, sublinha Carlos Cordeiro. “O presépio vai ser entregue à paróquia e a ideia é criar mais figuras ao longo do tempo”, acrescenta o autarca. Outro dos objetivos deste presépio é colocar a freguesia de Serro Ventoso no mapa e levar o nome da terra a todo o País. 

Nelson Ramos dedica-se à arte da escultura há mais de 26 anos e em 2013 começou a trabalhar a madeira através da motosserra. Tem um ateliê em Marvão e conta com a ajuda da mulher, que “trata dos acabamentos das peças”, e da filha,  “que faz a divulgação do projeto nas redes sociais”. 

O projeto “Portugal-Carving” tem passado por vários locais do País e antes da pandemia esteve presente em vários eventos. 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!