Sábado, Agosto 13, 2022
Sábado, Agosto 13, 2022

Presépio feito de madeira ardida nasce em Serro Ventoso

Data:

Partilhar artigo:

Nasceu em Serro Ventoso um presépio com figuras feitas a partir da madeira de um pinheiro atingido pelo incêndio que deflagrou na freguesia no passado mês de setembro. Esculpido através de uma motosserra, o presépio ganhou forma no Largo do Salão Paroquial. 

Nasceu em Serro Ventoso um presépio com figuras feitas a partir da madeira de um pinheiro atingido pelo incêndio que deflagrou na freguesia no passado mês de setembro. Esculpido através de uma motosserra, o presépio ganhou forma no Largo do Salão Paroquial. 

O escultor, natural do Algarve, trabalhou a madeira ao longo de duas semanas. Foram criadas as figuras de Maria, de José, do Menino Jesus e de uma ovelha.

O projeto foi “encomendado” pela Junta de Serro Ventoso para “dar uma nova vida à madeira perdida no incêndio e também para apoiar a cultura e os artistas”, avançou o presidente da Junta. 

O presépio de madeira está exposto em frente à Igreja Paroquial de Serro Ventoso e vem “alegrar a freguesia”, após vários dias cinzentos vividos com incerteza, devido à pandemia. “A freguesia vai ter uma obra única”, sublinha Carlos Cordeiro. “O presépio vai ser entregue à paróquia e a ideia é criar mais figuras ao longo do tempo”, acrescenta o autarca. Outro dos objetivos deste presépio é colocar a freguesia de Serro Ventoso no mapa e levar o nome da terra a todo o País. 

Nelson Ramos dedica-se à arte da escultura há mais de 26 anos e em 2013 começou a trabalhar a madeira através da motosserra. Tem um ateliê em Marvão e conta com a ajuda da mulher, que “trata dos acabamentos das peças”, e da filha,  “que faz a divulgação do projeto nas redes sociais”. 

O projeto “Portugal-Carving” tem passado por vários locais do País e antes da pandemia esteve presente em vários eventos. 

 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Quartel dos Bombeiros de Alcobaça equipado com telhado novo

Prosseguem a bom ritmo as obras de melhoramento do quartel dos Bombeiros de Alcobaça que recebeu, nas últimas...

Futsal: Ribaria volta a disputar a Divisão de Honra

A Ribafria está de regresso à Divisão de Honra distrital na próxima temporada. Os tefes foram convidados a...

Igreja da Cruz da Légua e Moitalina volta a celebrar eucaristia após intervenção

A Igreja da Cruz da Légua e Moitalina voltou a receber a celebração da eucaristia após a conclusão...

Festival do Caracol levou mais de 1.500 pessoas ao quartel dos Bombeiros de São Martinho do Porto

A 9.ª edição do Festival do Caracol, organizado pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Martinho do...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!