Quinta-feira, Março 28, 2024
Quinta-feira, Março 28, 2024

Presépio feito de madeira ardida nasce em Serro Ventoso

Data:

Partilhar artigo:

Nasceu em Serro Ventoso um presépio com figuras feitas a partir da madeira de um pinheiro atingido pelo incêndio que deflagrou na freguesia no passado mês de setembro. Esculpido através de uma motosserra, o presépio ganhou forma no Largo do Salão Paroquial. 

Nasceu em Serro Ventoso um presépio com figuras feitas a partir da madeira de um pinheiro atingido pelo incêndio que deflagrou na freguesia no passado mês de setembro. Esculpido através de uma motosserra, o presépio ganhou forma no Largo do Salão Paroquial. 

O escultor, natural do Algarve, trabalhou a madeira ao longo de duas semanas. Foram criadas as figuras de Maria, de José, do Menino Jesus e de uma ovelha.

Região de Cister - Assine Já!

O projeto foi “encomendado” pela Junta de Serro Ventoso para “dar uma nova vida à madeira perdida no incêndio e também para apoiar a cultura e os artistas”, avançou o presidente da Junta. 

O presépio de madeira está exposto em frente à Igreja Paroquial de Serro Ventoso e vem “alegrar a freguesia”, após vários dias cinzentos vividos com incerteza, devido à pandemia. “A freguesia vai ter uma obra única”, sublinha Carlos Cordeiro. “O presépio vai ser entregue à paróquia e a ideia é criar mais figuras ao longo do tempo”, acrescenta o autarca. Outro dos objetivos deste presépio é colocar a freguesia de Serro Ventoso no mapa e levar o nome da terra a todo o País. 

Nelson Ramos dedica-se à arte da escultura há mais de 26 anos e em 2013 começou a trabalhar a madeira através da motosserra. Tem um ateliê em Marvão e conta com a ajuda da mulher, que “trata dos acabamentos das peças”, e da filha,  “que faz a divulgação do projeto nas redes sociais”. 

O projeto “Portugal-Carving” tem passado por vários locais do País e antes da pandemia esteve presente em vários eventos. 

 

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!