Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Ténis: Tiago Carvalho dá “cartas” em projeto na Noruega

Data:

Partilhar artigo:

Ser desportista é “correr” atrás de sonhos. Tiago Carvalho arriscou e há precisamente um ano decidiu mudar-se para Vettre, na cidade norueguesa de Asker, para treinar o jovem Frederick Solheim, com quem já tinha trabalhado aquando da primeira passagem por Asker, na época 2016/17. 

Ser desportista é “correr” atrás de sonhos. Tiago Carvalho arriscou e há precisamente um ano decidiu mudar-se para Vettre, na cidade norueguesa de Asker, para treinar o jovem Frederick Solheim, com quem já tinha trabalhado aquando da primeira passagem por Asker, na época 2016/17. 

“Os pais deles gostaram muito da evolução que o Frederick demonstrou quando trabalhou comigo e propuseram-me que fosse o treinador dele na Noruega”, explica ao REGIÃO DE CISTER o alcobacense que cumpre um período de férias na terra-Natal.

Região de Cister - Assine já!

Se a decisão de deixar Alcobaça era difícil, rapidamente a aventura se tornou numa “aposta ganha”. Além de treinar o jovem tenista, que é o n.º3 norueguês no escalão sub-14, recrutou mais jovens tenistas e adultos em aulas privadas. “Até setembro dei aulas em campos alugados com vários atletas e adultos em regime de aulas privadas”, conta o técnico de desporto, que treinava um grupo de competição de cinco a sete atletas em Nesoya.

Nos quatro últimos meses, o alcobacense começou a trabalhar no Bygdoy tennis klubb, em Oslo, onde dá aulas de iniciação e aperfeiçoamento a crianças e adultos, e em regime de competição para tenistas até aos 12 anos, e manteve o grupo de competição com quem já vinha a trabalhar desde março em Nesoya.

“Na Noruega o desporto é uma das prioridades do Governo e os pais não se importam de pagar para que os filhos sejam acompanhados e pratiquem desporto”, compara Tiago Carvalho, descrevendo a realidade de um país em que as temperaturas baixas são evidentes. “Nem por isso os jovens ficam em casa, há campos indoor e outdoor e a aposta no desporto é enorme”, assevera.

Em outubro, o alcobacense viu os atletas Iban starkasse, no feminino, e, Ludwig Herman, no masculino, sagrarem-se campeões nacionais de inverno de sub-14, em Bergen, e meses antes tinha assistido à conquista do regional sub-14 por dois atletas, em singulares e pares. 

O trabalho realizado por Tiago Carvalho era notório e, sem surpresas, surgiu novo convite. “A partir do próximo mês vou trabalhar com o grupo de competição do Nesoya Tennis Klubb como treinador do clube e com o papel de treinador da competição”, revela o alcobacense, adiantando que não quer ficar por aqui.

“A pandemia atrasou um projeto internacional, mas no próximo ano pretendo começar”, atira, afirmando que a intenção passa por levar o jovem Frederick Solheim aos grandes torneios internacionais. “Na Noruega os pais têm possibilidade de apostar nas carreiras de desportistas dos filhos e quero ajudá-los a serem jogadores profissionais”, ressalva.

Aos 49 anos, o alcobacense vai continuar a potenciar jovens tenistas da Noruega e a levá-los a torneios internacionais de formação. De preferência a festejar títulos.

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!