Quinta-feira, Outubro 6, 2022
Quinta-feira, Outubro 6, 2022

Ténis: Tiago Carvalho dá “cartas” em projeto na Noruega

Data:

Partilhar artigo:

Ser desportista é “correr” atrás de sonhos. Tiago Carvalho arriscou e há precisamente um ano decidiu mudar-se para Vettre, na cidade norueguesa de Asker, para treinar o jovem Frederick Solheim, com quem já tinha trabalhado aquando da primeira passagem por Asker, na época 2016/17. 

Ser desportista é “correr” atrás de sonhos. Tiago Carvalho arriscou e há precisamente um ano decidiu mudar-se para Vettre, na cidade norueguesa de Asker, para treinar o jovem Frederick Solheim, com quem já tinha trabalhado aquando da primeira passagem por Asker, na época 2016/17. 

“Os pais deles gostaram muito da evolução que o Frederick demonstrou quando trabalhou comigo e propuseram-me que fosse o treinador dele na Noruega”, explica ao REGIÃO DE CISTER o alcobacense que cumpre um período de férias na terra-Natal.

Se a decisão de deixar Alcobaça era difícil, rapidamente a aventura se tornou numa “aposta ganha”. Além de treinar o jovem tenista, que é o n.º3 norueguês no escalão sub-14, recrutou mais jovens tenistas e adultos em aulas privadas. “Até setembro dei aulas em campos alugados com vários atletas e adultos em regime de aulas privadas”, conta o técnico de desporto, que treinava um grupo de competição de cinco a sete atletas em Nesoya.

Nos quatro últimos meses, o alcobacense começou a trabalhar no Bygdoy tennis klubb, em Oslo, onde dá aulas de iniciação e aperfeiçoamento a crianças e adultos, e em regime de competição para tenistas até aos 12 anos, e manteve o grupo de competição com quem já vinha a trabalhar desde março em Nesoya.

“Na Noruega o desporto é uma das prioridades do Governo e os pais não se importam de pagar para que os filhos sejam acompanhados e pratiquem desporto”, compara Tiago Carvalho, descrevendo a realidade de um país em que as temperaturas baixas são evidentes. “Nem por isso os jovens ficam em casa, há campos indoor e outdoor e a aposta no desporto é enorme”, assevera.

Em outubro, o alcobacense viu os atletas Iban starkasse, no feminino, e, Ludwig Herman, no masculino, sagrarem-se campeões nacionais de inverno de sub-14, em Bergen, e meses antes tinha assistido à conquista do regional sub-14 por dois atletas, em singulares e pares. 

O trabalho realizado por Tiago Carvalho era notório e, sem surpresas, surgiu novo convite. “A partir do próximo mês vou trabalhar com o grupo de competição do Nesoya Tennis Klubb como treinador do clube e com o papel de treinador da competição”, revela o alcobacense, adiantando que não quer ficar por aqui.

“A pandemia atrasou um projeto internacional, mas no próximo ano pretendo começar”, atira, afirmando que a intenção passa por levar o jovem Frederick Solheim aos grandes torneios internacionais. “Na Noruega os pais têm possibilidade de apostar nas carreiras de desportistas dos filhos e quero ajudá-los a serem jogadores profissionais”, ressalva.

Aos 49 anos, o alcobacense vai continuar a potenciar jovens tenistas da Noruega e a levá-los a torneios internacionais de formação. De preferência a festejar títulos.

AD Footer

Artigos Relacionados

Veio ter comigo hoje a poesia

Hoje a poesia veio ter comigo em forma de notícia e não poema. Um de nós, um dos...

Peões causam perigo no atravessamento da EN242 na Nazaré

O perigo para peões e automobilistas na Estrada Nacional 242, entre a rotunda do Pavilhão Municipal e a...

Livro enaltece maior produtora de garrafas do País há 80 anos

Mais do que um livro sobre uma fábrica de garrafas, a obra do historiador Tiago Inácio, apresentada no...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!