Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Alfeizerense cria aplicação para ajudar cegos no dia a dia

Data:

Partilhar artigo:

A história de Sílvia Machado é a prova de que “a necessidade aguça o engenho”. Aos 43 anos, a alfeizerense desenvolveu a aplicação móvel “AVATAG” que permitirá identificar alimentos, roupas, medicamentos e vários outros objetos, facilitando a vida a milhares de invisuais.

A história de Sílvia Machado é a prova de que “a necessidade aguça o engenho”. Aos 43 anos, a alfeizerense desenvolveu a aplicação móvel “AVATAG” que permitirá identificar alimentos, roupas, medicamentos e vários outros objetos, facilitando a vida a milhares de invisuais.

Natural de Casal do Amaro, na freguesia de Alfeizerão, Sílvia Machado tem uma incapacidade visual de 86%, estando por isso reformada por invalidez. A residente em Aveiro foi afetada pela cegueira já em idade adulta, recorrendo a uma bengala e já não conseguindo ler.

Região de Cister - Assine Já!

A ideia para a aplicação surgiu no decorrer de um curso de empreendedorismo do Instituto do Emprego e Formação Profissional. “Acredito que na vida nada é por acaso e devemos procurar soluções e não problemas. Em conversa com outras pessoas comecei a delinear este projeto que considero ser muito pertinente para a sociedade”, explica a alfeizerense ao REGIÃO DE CISTER.

A aplicação “AVATAG” foi criada há cerca de um ano e faz a leitura, edição e partilha de informação das etiquetas interativas com inscrição em braille. A conexão entre o dispositivo móvel e a etiqueta é estabelecida através de leitura por comunicação por campo de proximidade. De acordo com a responsável, este é um produto direcionado aos cerca de 200 mil deficientes visuais identificados em Portugal, onde se incluem todos os que têm uma incapacidade visual depois de corrigida igual ou superior a 60%. “A independência para um cidadão deficiente visual é um desafio enorme e a aplicação pretende facultá-la, mas também incluir a restante comunidade”, assegura. De resto, o projeto pretende incluir o cidadão “normal” através da partilha de informação e debate de ideias. “A informação não é estática e a aplicação permite a criação de uma rede onde todos podem partilhar informação extra e, deste modo, tornar mais eficaz a ferramenta”, esclarece.

A “app” será gratuita e o consumidor apenas terá de comprar as etiquetas interativas. “Não fazia sentido cobrar o uso da aplicação. Os deficientes visuais são, por norma, pessoas muito ‘remediadas’ e acredito que devemos promover a entreajuda e não comercializá-la”, sublinha Sílvia Machado.

Embora ainda esteja na fase inicial, o projeto foi já contemplado no âmbito do programa “Parcerias Para o Impacto” da Portugal Inovação Social, mas ainda não chegou ao mercado porque lhe falta um investidor. “Estamos em contacto com potenciais investidores, mas ainda é tudo muito prematuro. Todavia, é notório o apoio e interesse das pessoas”, declara.

Enquanto a “AVATAG” não está disponível, o foco de Sílvia Machado é aumentar a notoriedade nas plataformas digitais. “Sou muito leiga nesse campo e felizmente tenho recebido o apoio de pessoas fantásticas. Queremos criar uma comunidade para aliciar o interesse de investidores”, nota a empresária, que prefere o título de “mãe a tempo inteiro”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!