Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Covid-19: Pedidos de refeição aumentam face ao primeiro confinamento

Data:

Partilhar artigo:

O número de refeições servidas nos estabelecimentos de ensino da região desde a interrupção do ensino presencial, decretado no final do mês de janeiro, aumentou face ao primeiro confinamento do ano passado. O agravamento das dificuldades económicas é a uma das principais razões para este novo panorama.

O número de refeições servidas nos estabelecimentos de ensino da região desde a interrupção do ensino presencial, decretado no final do mês de janeiro, aumentou face ao primeiro confinamento do ano passado. O agravamento das dificuldades económicas é a uma das principais razões para este novo panorama.

No concelho de Alcobaça, a Escola Secundária D. Inês de Castro, a Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto e o Centro Escolar da Benedita são as “escolas de acolhimento” preparadas para apoiar alunos até aos 12 anos cujos pais sejam trabalhadores de setores essenciais ou inseridos nos escalões A e B da Ação Social Escolar.

Região de Cister - Assine Já!

De acordo com dados fornecidos pela vereadora responsável pelo pelouro da Educação na Câmara de Alcobaça, entre 25 de janeiro e a primeira quinzena do mês de fevereiro foram entregues cerca de 1.730 refeições. Em média, são atribuídas diariamente 137 refeições aos estudantes do concelho. Até à data, este apoio foi solicitado por 193 alunos: 122 do escalão A, 32 do escalão B e 41 em “outas situações, nomeadamente de permanência em regime de escolas de acolhimento.

No primeiro confinamento, o município de Alcobaça apoiou diariamente 115 estudantes. Deste modo, regista-se um aumento de 16% do pedido de refeições escolares no concelho de Alcobaça durante esta nova interrupção letiva.

No concelho da Nazaré, a Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio e o Centro Escolar da Nazaré estão a funcionar como escolas de acolhimento. O município da Nazaré, à semelhança do que foi feito na interrupção letiva das férias de Natal, está ainda a proceder à distribuição de refeições escolares aos alunos de escalão A e B da Ação Social Escolar, cujos encarregados de educação manifestem essa intenção.

Os dados revelados pelo Gabinete de Educação do Município revelam que entre 25 de janeiro e 8 de fevereiro foram fornecidas 1.435 refeições provenientes das cantinas escolares. “Sendo que, destas 1.435 refeições, 132 refeições foram servidas diretamente nas escolas aos alunos que estão a ser acolhidos, desde dia 8 de fevereiro, e as restantes 1.303 foram então distribuídas ao domicílio desde o dia 25 de janeiro até ao dia 8 de fevereiro, inclusive”, explica o coordenador do Gabinete de Educação municipal. Em média, são confecionadas 80 refeições para distribuição e 25 para consumo presencialmente nas escolas de acolhimento.

Até à data, estão a ser apoiados 103 alunos, na sua maioria do escalão A da Ação Social Escolar.

À semelhança do balanço feito no concelho “vizinho”, também na Nazaré foi registado um crescimento de solicitações de apoio nas escolas. “Neste momento estamos a servir aproximadamente mais 40 refeições diárias do que no passado mês de abril”, analisa Júlio Estrelinha.

AD Footer

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!