Segunda-feira, Fevereiro 2, 2026
Segunda-feira, Fevereiro 2, 2026

“Companhia em Tempos de Pandemia” diminui solidão em lares através de vídeos

Data:

Partilhar artigo:

A Associação Amigos das Letras das Artes e da Cultura de Alcobaça (ALMA) está a promover o projeto “Companhia em Tempos de Pandemia”, de forma a atenuar a solidão de idosos institucionalizados em lares da região.

A Associação Amigos das Letras das Artes e da Cultura de Alcobaça (ALMA) está a promover o projeto “Companhia em Tempos de Pandemia”, de forma a atenuar a solidão de idosos institucionalizados em lares da região.

A iniciativa, criada por Natércia Inácio, presidente da associação, consiste na criação de vídeos de partilha de histórias pessoais, narrativas ou poesias protagonizados por voluntários. “Há a intenção de envolver todas as pessoas que queiram colaborar com a Associação ALMA, contando histórias, declamando poesia ou até cantando. Vivemos numa era global e todos juntos somos mais fortes, formando uma rede cultural, artística e social para combater este momento de solidão que nos foi imposto pela pandemia”, explica Fernando Barroso, um dos membros da associação ao REGIÃO DE CISTER. Os autores, intérpretes ou músicos são elementos da associação ou convidados.

Região de Cister - Assine Já!

O primeiro vídeo foi partilhado no dia 24 de fevereiro com 19 instituições, das quais três são do concelho de Alcobaça. “Todas as quartas-feiras enviamos um vídeo novo para as instituições. Ainda estamos no início da atividade, mas contamos já com participantes de diferentes pontos do País, que revelaram interesse em criar conteúdo para os idosos”, esclarece. A expetativa é que a mensagem seja partilhada entre as instituições e o número de utentes interessados no “momento de convívio virtual aumente”. Também as vagas para oradores permanecem abertas.

“Queremos dizer-lhes que estamos com eles, enviando continuamente mensagens de esperança e coragem”, conclui Fernando Barroso.

AD Footer

Artigos Relacionados

Jovens lançam nova agência criativa com ADN em Alcobaça

Ana Oliveira e Carolina Albuquerque, de 28 anos, e Renata Monteiro, de 27, são as três jovens empreendedoras...

Escola Básica conquista concurso Repórter Electrão

A Escola Básica de Pedreiras, em Porto de Mós, foi distinguida com o primeiro prémio, referente ao 1.º...

Doações de sangue com pior registo das últimas três décadas

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho de Alcobaça recebeu 774 dádivas de sangue no ano...

Terceira idade foi replicada por quem ajuda a enfrentá-la

Não faltou a vontade de ir à casa de banho nos momentos mais inconvenientes. Reclamou-se por causa das...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!