Segunda-feira, Abril 28, 2025
Segunda-feira, Abril 28, 2025

Sumos naturais juntam-se à fruta desidratada da Alitec

Data:

Partilhar artigo:

Sumos há muitos, sumos naturais embalados numa bag-in-box em Portugal só os da Alitec. A empresa, sediada na Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades, colocou no mercado, no final de 2020, uma nova linha de sumos de Maçã de Alcobaça, complementando o negócio da fruta desidratada.

Sumos há muitos, sumos naturais embalados numa bag-in-box em Portugal só os da Alitec. A empresa, sediada na Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades, colocou no mercado, no final de 2020, uma nova linha de sumos de Maçã de Alcobaça, complementando o negócio da fruta desidratada.

“A maçã é triturada, prensada e filtrada. E é aqui que está a diferença para os outros sumos naturais que existem. Em vez de ser através de um processo exclusivo a frio, de hiperpressão, a fruta também é homogeneizada”, explica o diretor de produção dos sumos da Alitec. Além disso, o prazo de validade é mais extenso e pode ser conservado à temperatura ambiente. “Uma vez que está acondicionado numa embalagam bag-in-box o sumo dura até três meses, estando a ser estudado uma nova pasteurização que prolonga até cinco meses. Na embalagem bag- in-box, só sai sumo, nunca entra oxigénio, o que permite a maior conservação”, acrescenta Salomão Figueiredo, que implementou na empresa um conceito que conhecia de Áustria através de uma consultoria com a Alitec.

Região de Cister - Assine Já!

Maçã de Alcobaça, Maçã de Alcobaça e framboesa, Maçã de Alcobaça e Pera Rocha do Oeste são os sabores já disponíveis dos sumos à venda nos hipermercados Continente, Intermarché, Lidl e Auchan e mercado tradicional da região. Por mês estão a ser produzidos 80 mil litros de sumo, ou seja, 120 toneladas de fruta feia, fornecida pela Campotec e Narcfrutas, mas a empresa tem uma capacidade instalada para  200 mil litros.

“A Alitec surge pela necessidade de transformar para criar valor. Ao consumidor é necessário produzir comodidade e novas formas de consumir e às empresas é necessário aproveitar o desperdício”, constata Jorge Soares, presidente do Conselho de Administração da Alitec.

Depois do sucesso do negócio da fruta desidratada – Maçã De Alcobaça IGP e Pera Rocha do Oeste DOP – que já chegou a mercados externos como Israel, canadá, Espanha e Coreia do Sul, como snack e matéria-prima para indústria alimentar, a Alitec fez um “desvio feliz” com os sumos naturais, na sequência do projeto apresentado por Salomão Figueiredo.

Está ainda a ser estudada uma terceira linha de produtos, que será lançada ainda este ano, que passa pela criação de uma farinha de maçã “super-poderosa” com o desperdício da fruta desidratada. “Será uma farinha alimentar funcional para abastecer a industria alimentar, o consumidor final e que será ainda utilizada para os nossos cookies, através de um projeto que a Alitec venceu na Academia do Continente”, sublinha Jorge Soares, também presidente da Associação de Produtores da Maçã de Alcobaça.

Num investimento já superior aos 2,5 milhões de euros desde a criação da empresa em 2019, e empregando dez colaboradores, a Alitec estima aumentar a produção para o dobro até final deste ano, até porque a empresa tem capacidade para transformar toda a fruta feia do Oeste.

AD Footer

Artigos Relacionados

Triatleta João Pedro Silva candidata-se à Direção da Comissão de Atletas Olímpicos

O beneditense João Pedro Silva é um dos 14 candidatos à Direção da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO)...

Jovem constituído arguido por furtos em residências na freguesia de Alfeizerão

Um homem, de 27 anos, foi constituído arguido, no passado dia 17, pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC)...

Aluna de São Martinho do Porto entre as melhores do País nas Olímpiadas da Biologia

Kaixin Cheng, aluna do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, foi a única...

Bombeiros da Benedita investem 120 mil euros no reforço da corporação

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Benedita (AHBVB) investiu recentemente cerca de 120 mil euros em novos...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!