Quarta-feira, Julho 6, 2022
Quarta-feira, Julho 6, 2022

Ministra da Saúde inaugura Unidade de Cuidados Paliativos no Hospital de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

A ministra da Saúde inaugurou, esta sexta-feira, a nova Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO).

A ministra da Saúde inaugurou, esta sexta-feira, a nova Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO).

Marta Temido visitou as instalações ao lado da diretora do Serviço de Cuidados Paliativos, do presidente da Câmara de Alcobaça e do presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL).

“Este hospital passou por diversas fases ao longo da sua vida e é com grande honra que assistimos a uma nova readaptação dos seus serviços assistenciais, agora mais preparados para dar uma resposta única no distrito de Leiria. As várias vertentes de resposta assistencial desta unidade de Alcobaça mostram aquilo que é a sua vitalidade”, sublinhou a governante. “Peço-vos que continuem a fazer este magnífico trabalho”, acrescentou.

Por sua vez, Paulo Inácio direcionou “elogios devidos e justos” ao Conselho de Administração do CHL pelo investimento efetuado no HABLO. “Em boa hora tomei a decisão, em 2013, de integrar o HABLO em Leiria perante a descrença de muitos. Os resultados estão à vista e penso que esta decisão é unanimemente reconhecida como uma aposta ganha”, afirmou. 

Para Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, a unidade de cuidados paliativos vai “conferir acrescida dignidade assistencial a doentes altamente vulneráveis”, que passam a ter uma resposta “multidisciplinar com elevada preparação técnica e grande sensibilidade para a humanização dos cuidados”.

O projeto de criação da Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos resulta de um investimento de cerca de 680 mil euros, cofinanciado no âmbito do Programa Portugal 2020, e em 75 mil euros pela Câmara de Alcobaça.

A cerimónia incluiu ainda a celebração do protocolo entre o Centro Hospitalar de Leiria e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), no âmbito do início da atividade da ambulância de Suporte Imediato de Vida no HABLO.

Reportagem a ler na edição de 25 de março

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Dois detidos por tentativa de furto a residência em Famalicão

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial da Valado dos Frades, deteve esta terça-feira dois homens...

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!