Sexta-feira, Junho 14, 2024
Sexta-feira, Junho 14, 2024

Plano Especial de Revitalização da SPAL aprovado pelos credores

Data:

Partilhar artigo:

Seis meses depois do início do processo, a SPAL viu agora o Plano Especial de Revitalização (PER) aprovado pelos credores e homologado pelo tribunal.

Um documento “prudente, mas ambicioso”, que permite à empresa sediada em Valado dos Frades começar a preparar o futuro “com otimismo”. A empresa considera, em comunicado, a aprovação “um verdadeiro voto de confiança dos credores e trabalhadores no projeto da marca e nos acionistas”.

No documento, a empresa de cerâmica faz questão de realçar que à aprovação precedeu a venda da posição da acionista FACCE, tendo a Cup & Saucer, a maior fabricante de chávenas de café do mundo, ficado com a totalidade do capital. Assim, “o Estado não teve de fazer qualquer perdão de dívida à SPAL”, contrariando a notícia divulgada pelo Jornal de Negócios. “Os únicos credores que ficaram sujeitos a perdão de dívida de capital foram outras empresas do grupo, e especialmente relacionadas com a SPAL”, lê-se.

Região de Cister - Assine Já!

Assim, e porque os créditos subordinados “são objeto de perdão”, como explica o administrador judicial, a empresa terá de liquidar uma dívida na ordem dos 16 milhões de euros, em vez dos 25,6 milhões inicialmente reconhecidos.

O plano agora aprovado prevê o pagamento das dívidas em 150 prestações, “o que vai exigir dinâmica e agressividade no posicionamento da SPAL no futuro”. “Apesar do momento adverso e repleto de incerteza, a SPAL tem prezado pelo cumprimento de todos os seus negócios em curso, podendo agora, de forma metódica, dar início a um novo ciclo, contando obviamente com a fidelidade dos seus clientes”, lê-se ainda no comunicado.

A SPAL recorreu ao PER em setembro do ano passado para fazer face à crise empresarial que atravessa, agravada com a queda abrupta e significativa da economia mundial, causada pela pandemia covid-19, que veio “desvalorizar os negócios e rodear a empresa de grandes incertezas”.

AD Footer

Artigos Relacionados

GNR apreende 334 artigos contrafeitos em São Martinho do Porto

O Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de São Martinho do Porto apreendeu, esta quinta-feira, em São...

Reportagem do REGIÃO DE CISTER ganha prémio nacional

A reportagem “Tornaram-se autênticos heróis na arte de cuidar dos (seus) heróis”, da autoria do jornalista Rafael Raimundo,...

Menopausa

A negligência na nossa vida reprodutiva, que já agora, só é valorizada quando podemos ter filhos, é uma...

Nazareno Miguel Vieira é bicampeão nacional pelo Benfica

O Benfica sagrou-se bicampeão nacional de sub-15, no passado domingo, depois de vencer o Marítimo (2-1) e assegurar...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!