Sábado, Abril 26, 2025
Sábado, Abril 26, 2025

Restaurante O Alberto: Quase quatro décadas a abrir o apetite na Martingança

Data:

Partilhar artigo:

A história dos lugares também se faz de sabores e paladares, tanto que o arroz de tamboril, a carne de porco à alentejana ou o bacalhau à casa do restaurante O Alberto deram fama à Martingança já há várias décadas.

A história dos lugares também se faz de sabores e paladares, tanto que o arroz de tamboril, a carne de porco à alentejana ou o bacalhau à casa do restaurante O Alberto deram fama à Martingança já há várias décadas.

Alberto Agostinho é o homem atrás do sucesso da casa que nasceu, faz este mês 39 anos, como petisqueira, um espaço pequeno mas muito concorrido graças à ameijoa, ao berbigão, à salada de orelha ou ao chispe que servia sem mãos a medir. Quando abriu o próprio negócio, em 1982, Alberto, então com 26 anos, já tinha um extenso currículo na restauração. Afinal, a vida difícil no concelho de Torres Vedras, na casa materna, onde se contavam 12 filhos, fez o pequeno Alberto abandonar os estudos com apenas 11 anos e a 4.ª classe.

Região de Cister - Assine Já!

Era preciso trabalhar desde cedo e quis a sorte (ou a falta dela) que Alberto fosse servir para um restaurante no Ribatejo, para onde foi descalço e onde contava trabalhar a troco de umas sandálias. Nunca as recebeu. Em vez disso, ganhou uma tareia do patrão e fugiu a pé, ainda descalço, até que foi resgatado por militares da GNR, que o levaram para o posto, lhe deram de jantar e acertaram contas com o patrão abusador.

Regressou ao restaurante, onde esteve algum tempo, não se lembra bem quanto. Acabou por sair dali direito à Marinha Grande onde tinha dormida porque na cidade já trabalhavam dois dos seus irmãos. Até aos 14 anos serviu em diferentes cafés e numa pensão. Seguiu-se a fábrica de vidro Manuel Pereira Roldão,  onde Alberto fez os primeiros descontos para a segurança social. Graças a alguns desacatos com um irmão, resolveu regressar a Torres Vedras, para casa da mãe, que depressa  o mandou para Lisboa arranjar enprego.

Foi na capital, no Restelo, que ganhou experiência e onde aprendeu muito de cozinha. Foi depois de começar a namorar com a mulher, natural da Martingança, que se mudou para o norte do concelho de Alcobaça, e onde abriu primeiro a petisqueira, que foi sofrendo obras de alargamento e hoje é o restaurante com várias salas e espaço de buffet.

“Até vir o euro correu muito bem”, analisa o empresário, para quem só a pandemia se revelou pior que o fim do escudo. Só vai conseguir reabrir no dia 19, mas nem assim está animado porque os dois fins de semana seguintes são de restrições de circulação e é aos sábados e domingos que a casa melhor trabalha. “Este segundo confinamento foi muito pior do que o primeiro, porque agora foram três meses de encerramento”, reflete Alberto Agostinho, que no verão anterior passou “de 120 clientes por dia para cinco ou seis”.

Agora está decidido em vender o espaço, onde tem feito melhorias ao longo dos anos. Ele sabe que nenhuma das três filhas quer agarrar o negócio. A falta de sucessão, o golpe da pandemia, os seus 65 anos e os 51 que já leva de descontos fazem-no repensar a vida.

Até conseguir encontrar um novo proprietário, deixa o convite para saborear os pratos que sempre levaram multidões de concelhos vizinhos à pequena aldeia da Martingança.

AD Footer

Artigos Relacionados

Ginástica: Salvador Luzindro sagrou-se campeão nacional jovem

Salvador Luzindro (Trampolins Clube de Leiria) sagrou-se campeão nacional no passado dia 12, reeditando uma conquista que já...

Aquele dia do ano

A pergunta que me ocorre é se a nossa democracia é (ainda jovem); ou se, pelo contrário, já...

Projeto da Casa da Família do Acipreste premiado pela Fundação EDP

O projeto “Fotodesidratação, e então?” da Casa da Família – Associação de Solidariedade Social do Acipreste foi premiado...

Ceeria inicia novo ciclo com Pedro Pombo na presidência

Após quatro meses de uma comissão de gestão, motivada pela impugnação das últimas eleições, o Centro de Educação...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!