Sábado, Junho 13, 2026
Sábado, Junho 13, 2026

Diretor-geral do Património Cultural inaugura nova portaria e loja do Mosteiro de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

O diretor-geral do Património Cultural, Bernardo Alabaça, vai inaugurar esta segunda-feira a nova portaria e loja do Mosteiro de Alcobaça. 

O diretor-geral do Património Cultural, Bernardo Alabaça, vai inaugurar esta segunda-feira a nova portaria e loja do Mosteiro de Alcobaça. 

A cerimónia, agendada para as 15 horas, vai decorrer no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. O evento será encerrado com um recital de piano e canto pela OPART. 

Região de Cister - Assine já!

A nova receção situa-se na antiga portaria do Mosteiro, que assim recupera a sua função primeva. Por sua vez, a loja passa a funcionar na Sala das Conclusões, situada simultaneamente no início e no fim do novo percurso de visita.

“Esta alteração favorece um melhor entendimento do antigo espaço monástico, disponibilizando ao público áreas até agora inacessíveis – como o piso térreo da Ala Norte, incluindo os Claustros da Portaria (ou de Afonso VI) e da Hospedaria (também designado por Claustro da Prisão)”, sublinha a Direção-Geral do Património Cultural em comunicado. 

De acordo com a tutela, a empreitada designada “Conservação e Restauro da Fachada Oeste e Norte Rebocada”, que decorre atualmente no Mosteiro, deve estar concluída em julho. 

A intervenção nas fachadas Oeste e Norte, em curso, e a requalificação da portaria e loja, já concluída, resultam num investimento global de 1.044.749 euros, financiado no âmbito do Programa CENTRO 2020, correspondendo à primeira fase do Plano Diretor 2016/26 aprovado para o monumento. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Quatro histórias, uma certeza: a arte pode (mesmo) salvar

Há coisas sobre as quais nos detemos em busca de uma explicação, mas que teimam não ter uma...

Dezenas de pessoas marcaram presença na inauguração pública do Centro Cultural de Turquel

O novo Centro Cultural de Turquel (CCT) foi inaugurado na tarde do passado sábado, no âmbito das Festas...

Conclusão das obras no IC9 previstas para setembro

Os constrangimentos provocados pelo encerramento do IC9 são uma realidade que tem assolado diariamente os habitantes do concelho...

Projeto de aluno da EPN procura transformar a mobilidade em Portugal

Uma cadeira de rodas de 180 quilos e um País com lacunas profundas ao nível da acessibilidade. Foi...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!