Quinta-feira, Março 28, 2024
Quinta-feira, Março 28, 2024

Diretor-geral do Património Cultural inaugura nova portaria e loja do Mosteiro de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

O diretor-geral do Património Cultural, Bernardo Alabaça, vai inaugurar esta segunda-feira a nova portaria e loja do Mosteiro de Alcobaça. 

O diretor-geral do Património Cultural, Bernardo Alabaça, vai inaugurar esta segunda-feira a nova portaria e loja do Mosteiro de Alcobaça. 

A cerimónia, agendada para as 15 horas, vai decorrer no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. O evento será encerrado com um recital de piano e canto pela OPART. 

Região de Cister - Assine já!

A nova receção situa-se na antiga portaria do Mosteiro, que assim recupera a sua função primeva. Por sua vez, a loja passa a funcionar na Sala das Conclusões, situada simultaneamente no início e no fim do novo percurso de visita.

“Esta alteração favorece um melhor entendimento do antigo espaço monástico, disponibilizando ao público áreas até agora inacessíveis – como o piso térreo da Ala Norte, incluindo os Claustros da Portaria (ou de Afonso VI) e da Hospedaria (também designado por Claustro da Prisão)”, sublinha a Direção-Geral do Património Cultural em comunicado. 

De acordo com a tutela, a empreitada designada “Conservação e Restauro da Fachada Oeste e Norte Rebocada”, que decorre atualmente no Mosteiro, deve estar concluída em julho. 

A intervenção nas fachadas Oeste e Norte, em curso, e a requalificação da portaria e loja, já concluída, resultam num investimento global de 1.044.749 euros, financiado no âmbito do Programa CENTRO 2020, correspondendo à primeira fase do Plano Diretor 2016/26 aprovado para o monumento. 

AD Footer

Artigos Relacionados

NAZA SUMMIT EDU’24 debateu “era digital” com olhos postos no futuro

Foi a primeira vez que a comunidade educativa do concelho da Nazaré esteve reunida num evento único em...

Funcionamento do Ascensor é retomado esta sexta-feira após mais de um ano de paragem

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garantiu, no passado dia 25 (segunda-feira), que o funcionamento do Ascensor da...

Freguesia de Turquel volta a celebrar Auto do Descimento e Procissão do Senhor Morto

A noite desta sexta-feira vai ser especial em Turquel, com a realização do Auto do Descimento e da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!