Quarta-feira, Julho 6, 2022
Quarta-feira, Julho 6, 2022

Diretor-geral do Património Cultural inaugura nova portaria e loja do Mosteiro de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

O diretor-geral do Património Cultural, Bernardo Alabaça, vai inaugurar esta segunda-feira a nova portaria e loja do Mosteiro de Alcobaça. 

O diretor-geral do Património Cultural, Bernardo Alabaça, vai inaugurar esta segunda-feira a nova portaria e loja do Mosteiro de Alcobaça. 

A cerimónia, agendada para as 15 horas, vai decorrer no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. O evento será encerrado com um recital de piano e canto pela OPART. 

A nova receção situa-se na antiga portaria do Mosteiro, que assim recupera a sua função primeva. Por sua vez, a loja passa a funcionar na Sala das Conclusões, situada simultaneamente no início e no fim do novo percurso de visita.

“Esta alteração favorece um melhor entendimento do antigo espaço monástico, disponibilizando ao público áreas até agora inacessíveis – como o piso térreo da Ala Norte, incluindo os Claustros da Portaria (ou de Afonso VI) e da Hospedaria (também designado por Claustro da Prisão)”, sublinha a Direção-Geral do Património Cultural em comunicado. 

De acordo com a tutela, a empreitada designada “Conservação e Restauro da Fachada Oeste e Norte Rebocada”, que decorre atualmente no Mosteiro, deve estar concluída em julho. 

A intervenção nas fachadas Oeste e Norte, em curso, e a requalificação da portaria e loja, já concluída, resultam num investimento global de 1.044.749 euros, financiado no âmbito do Programa CENTRO 2020, correspondendo à primeira fase do Plano Diretor 2016/26 aprovado para o monumento. 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Jovem detido por furto a residência em São Martinho do Porto

Um jovem de 25 anos foi detido, no dia 29 de junho, por furto em interior de residência...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!