Sábado, Novembro 8, 2025
Sábado, Novembro 8, 2025

Detetada descarga que desaguava na baía de São Martinho do Porto

Data:

Partilhar artigo:

Uma descarga ilegal de efluentes pecuários, no concelho de Caldas da Rainha, foi detetada este domingo pelo Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha.

Uma descarga ilegal de efluentes pecuários, no concelho de Caldas da Rainha, foi detetada este domingo pelo Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha.

Na sequência de uma denúncia de populares “a dar conta de uma descarga ilegal de efluentes suinícolas para uma linha de água”, os elementos do NPA deslocaram-se para o local onde detetaram a descarga que tinha origem numa exploração agropecuária.

Região de Cister - Assine Já!

Segundo as autoridades, foi apurado que “a descarga era efetuada através de um tubo colocado na última lagoa de depuração de efluentes e que posteriormente introduzia-se num afluente do Rio Tornada”, indo desaguar na Bacia Hidrográfica da Baia de São Martinho do Porto.

Da ação resultou a elaboração de um auto de contraordenação ambiental por descarga de efluentes pecuários diretamente para a linha de água, punível com uma coima que pode ascender aos 144 mil euros, tendo sido remetido para a Agência Portuguesa do Ambiente, IP/Administração da Região Hidrográfica do Centro.

Foi ainda elaborado um auto de contraordenação por incumprimento da obrigação do isolamento por vedação das estruturas do armazenamento de efluentes pecuários (lagoas), punível com uma coima que pode ascender aos 44 000 euros, tendo sido remetido para a Direção Regional da Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo.

AD Footer

Artigos Relacionados

Fator “aldeia do hóquei” decisivo para HC Turquel

Dois jogos na aldeia do hóquei e… duas vitórias para o HC Turquel. O fator casa tem sido...

Futebol: Nazarenos vence dérbi da região e encosta ao líder

Um golo de André Mendes, aos 17 minutos, e um bis de Ricky, aos 37 e aos 70,...

Pedro Chagas Freitas e Amigos da Treta no Festival Literário de Mira de Aire

Após o sucesso das duas primeiras edições, o Festival Literário de Mira de Aire está de regresso à...

Jorge Vala coloca educação gratuita como “prioridade máxima” para último mandato

A educação gratuita será a “prioridade máxima” do último mandato de Jorge Vala à frente da Câmara de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!