Terça-feira, Abril 28, 2026
Terça-feira, Abril 28, 2026

Beneditense premiado no maior congresso de Bioquímica da Europa

Data:

Partilhar artigo:

O beneditense Luís Crisóstomo, aluno de doutoramento em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto e investigador da Unidade Multidisciplinar de Investigação em Biomedicina, foi galardoado com o prémio “Poster of the Day”, atribuído pela revista científica FEBS Letters, no decorrer do 45.º Congresso da Federação das Sociedades Bioquímicas Europeias.

O beneditense Luís Crisóstomo, aluno de doutoramento em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto e investigador da Unidade Multidisciplinar de Investigação em Biomedicina, foi galardoado com o prémio “Poster of the Day”, atribuído pela revista científica FEBS Letters, no decorrer do 45.º Congresso da Federação das Sociedades Bioquímicas Europeias.

O poster de Luís Crisóstomo, intitulado “Ancestral paternal exposure to high-fat diets causes testicular metabolic and functional disturbances in mice up to two generations” , destacou-se entre mais de uma centena de posters apresentados naquele que é considerado o maior congresso de Bioquímica do continente Europeu.

Região de Cister - Assine já!

Focado no domínio da infertilidade masculina, o trabalho agora premiado – e que ainda se encontra em curso – pretende “descrever o impacto transgeracional da adoção de dietas ricas em gordura na saúde metabólica e parâmetros espermáticos até duas gerações”. Para tal os investigadores recorreram a um modelo animal. “Verificámos anomalias no metabolismo testicular dos ratinhos cujo pai ou o avô tinha sido alimentado com dieta rica em gordura, mesmo que temporariamente, e que essas anomalias estavam associadas a pior qualidade espermática”, lê-se numa nota partilhada pela Universidade do Porto.

Licenciado e mestre em Ciências Biomédicas pela Universidade da Beira Interior, Luís Crisóstomo ingressou em 2017 no programa de doutoramento em Ciências Biomédicas do ICBAS. Em 2018, conquistou o prémio de Melhor Poster em Investigação Básica, atribuído no âmbito do 14.º Congresso Português de Diabetes. Um ano depois, foi distinguido com uma bolsa EFSD Albert Renold, atribuída pela Fundação Europeia para o Estudo da Diabetes (EFSD).

AD Footer

Artigos Relacionados

Futebol de praia: Portugal conquista Taça da Europa sub-20 com nove atletas da região

A Seleção Nacional de sub-20 conquistou, este domingo, a edição de estreia da Taça da Europa depois de...

Hóquei: Leonor Coelho conquista Taça de Portugal pelo Benfica

Leonor Coelho ajudou o Benfica a conquistar a 12.ª Taça de Portugal consecutiva. Este domingo, as águias derrotaram...

Regulamento da taxa turística da Nazaré aprovado em votação inédita com dois eleitos

A proposta de alteração ao regulamento da futura taxa turística da Nazaré foi aprovada na reunião de Câmara...

Projeto “Vamos à Praça” quer devolver fulgor ao Mercado

Depois de anos de falta de investimento no Mercado Municipal da Nazaré, e depois dos danos provocados pela...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!