Terça-feira, Julho 5, 2022
Terça-feira, Julho 5, 2022

Beneditense premiado no maior congresso de Bioquímica da Europa

Data:

Partilhar artigo:

O beneditense Luís Crisóstomo, aluno de doutoramento em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto e investigador da Unidade Multidisciplinar de Investigação em Biomedicina, foi galardoado com o prémio “Poster of the Day”, atribuído pela revista científica FEBS Letters, no decorrer do 45.º Congresso da Federação das Sociedades Bioquímicas Europeias.

O beneditense Luís Crisóstomo, aluno de doutoramento em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto e investigador da Unidade Multidisciplinar de Investigação em Biomedicina, foi galardoado com o prémio “Poster of the Day”, atribuído pela revista científica FEBS Letters, no decorrer do 45.º Congresso da Federação das Sociedades Bioquímicas Europeias.

O poster de Luís Crisóstomo, intitulado “Ancestral paternal exposure to high-fat diets causes testicular metabolic and functional disturbances in mice up to two generations” , destacou-se entre mais de uma centena de posters apresentados naquele que é considerado o maior congresso de Bioquímica do continente Europeu.

Focado no domínio da infertilidade masculina, o trabalho agora premiado – e que ainda se encontra em curso – pretende “descrever o impacto transgeracional da adoção de dietas ricas em gordura na saúde metabólica e parâmetros espermáticos até duas gerações”. Para tal os investigadores recorreram a um modelo animal. “Verificámos anomalias no metabolismo testicular dos ratinhos cujo pai ou o avô tinha sido alimentado com dieta rica em gordura, mesmo que temporariamente, e que essas anomalias estavam associadas a pior qualidade espermática”, lê-se numa nota partilhada pela Universidade do Porto.

Licenciado e mestre em Ciências Biomédicas pela Universidade da Beira Interior, Luís Crisóstomo ingressou em 2017 no programa de doutoramento em Ciências Biomédicas do ICBAS. Em 2018, conquistou o prémio de Melhor Poster em Investigação Básica, atribuído no âmbito do 14.º Congresso Português de Diabetes. Um ano depois, foi distinguido com uma bolsa EFSD Albert Renold, atribuída pela Fundação Europeia para o Estudo da Diabetes (EFSD).

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Jovem detido por furto a residência em São Martinho do Porto

Um jovem de 25 anos foi detido, no dia 29 de junho, por furto em interior de residência...

Duas empresas de Alcobaça distinguidas como “Gazela 2021”

A construtora A.B. Inácio, LDA, sediada na Benedita, e a fabricante HC - Caixilharia LDA, localizada na Cela...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!