Sábado, Abril 20, 2024
Sábado, Abril 20, 2024

Municípe denuncia “atentado ambiental” na Praia do Norte

Data:

Partilhar artigo:

A aglomeração de lixo na Praia do Norte motivou a intervenção de António Lemos em reunião de Câmara da Nazaré. O munícipe fala em “atentado ambiental”, referindo-se aos detritos acumulados ao longo de vários anos naquela praia. “É uma extensão muito grande com lixo. Dói-me o coração quando olho para aquela barbaridade”, denuncia.

A aglomeração de lixo na Praia do Norte motivou a intervenção de António Lemos em reunião de Câmara da Nazaré. O munícipe fala em “atentado ambiental”, referindo-se aos detritos acumulados ao longo de vários anos naquela praia. “É uma extensão muito grande com lixo. Dói-me o coração quando olho para aquela barbaridade”, denuncia.

Recentemente, em duas iniciativas distintas de recolha de lixo na Praia do Norte, da Associação Mais Sustentabilidade dos Territórios Rurais e Urbanos (AMSTRU) e dos escuteiros da Maiorga, foram removidos centenas de quilos de detritos. “Foram recolhidos 500 quilos de lixo numa área de 300 por 50 metros, que é uma ínfima parte do problema, que tem uma vasta dimensão”, refere António Lemos. Também a associação já tinha dado conta do problema em maio. “Depois de um olhar mais atento, o que encontramos é lixo, muito lixo, plástico, artes de pesca mas também muitos resíduos urbanos que nos perguntamos como chegaram ali”, lê-se na página da AMSTRU.

Região de Cister - Assine Já!

O presidente da Câmara lembra que se trata de uma área de jurisdição da Agência Portuguesa do Ambiente e fora da alçada do Município, acrescentando que, ainda assim, a Câmara tem procedido à limpeza do areal. “Ainda que não seja da nossa responsabilidade, não deixámos de fazer”, garante Walter Chicharro.

“Se a Câmara não tem capacidade legal, que interceda junto das entidades estatais”, apelou o munícipe, para quem a questão ambiental não se coloca no areal, mas nas arribas e acessos à praia. “O problema ambiental da enorme aglomeração de lixo está lá e tem de ser resolvido”, considera António Lemos.

Garantindo que a autarquia “está recetiva à ajuda de todos” e que “as limpezas feitas por privados são sempre bem vindas”, Walter Chicharro pediu ao munícipe que indicasse aos serviços camarários a localização da zona onde o lixo está aglomerado. O edil admite reforçar os caixotes de lixo, mas realça que “pode haver 500 baldes do lixo e 700 pessoas a recolher e ainda haver lá lixo”, numa alusão aos comportamentos erróneos dos utilizadores das praias. “É preciso que as pessoas não larguem o lixo no chão”, reforça o autarca, que lembra a quantidade de detritos que o mar devolve à costa. “Se a si lhe dói o coração, a mim dói-me o corpo todo”, retorquiu.

A Câmara admite avançar no próximo ano com o pedido para que a Praia do Norte, considerada praia deserta, seja uma área balnear. Atualmente apenas são zonas balneares a Praia da Nazaré e a Praia do Salgado. O vereador do Ambiente, Orlando Rodrigues, lembra que o Município é responsável pela gestão de apenas 3,5 quilómetros dos 16 existentes de costa no concelho da Nazaré.

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Rui Caria mostra as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Estreou ontem, quarta-feira, o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, com o episódio “Mulheres de...

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!