Quinta-feira, Dezembro 11, 2025
Quinta-feira, Dezembro 11, 2025

Obra da Central Termoelétrica de Porto de Mós concluída em setembro

Data:

Partilhar artigo:

A requalificação da Central Termoelétrica de Porto de Mós deverá estar concluída no final do mês de setembro. Num investimento de cerca de 3 milhões de euros, com apoio de 85% de fundos comunitário, o edifício vai transformar-se num espaço dedicado às áreas da cultura, da ciência e da investigação, bem como às atividades criativas.

A requalificação da Central Termoelétrica de Porto de Mós deverá estar concluída no final do mês de setembro. Num investimento de cerca de 3 milhões de euros, com apoio de 85% de fundos comunitário, o edifício vai transformar-se num espaço dedicado às áreas da cultura, da ciência e da investigação, bem como às atividades criativas.

“No fundo, é recuperar a memória daquilo que foi este edifício, destinando-o a um espaço cultural, com exposições temporárias, que contem a história daquilo que foi o concelho de Porto de Mós há 100 anos”, explicou o presidente da Câmara de Porto de Mós, durante uma visita à obra. “Temos uma ligação muito forte ao território e ao setor da pedra natural e conseguimos ligar com muita facilidade a pedra natural à cultura e à arte e, nesse sentido, o primeiro momento deste edifício será, com certeza, dedicado ao concelho de Porto de Mós e à pedra natural”, avançou Jorge Vala. 

Região de Cister - Assine Já!

Além do espólio ligado à empresa Ricel, o espaço vai estar também preparado para acolher três carros, atualmente depositados no Museu do Caramulo, propriedade da família Charters Monteiro, construídos pela então Indústria Portuguesa de Automóvel (IPA), que chegou a ter uma linha de montagem em Porto de Mós e que foi extinta pelo Estado Novo. 

Numa parceria com a Fundação EDP, a autarquia pretende que Central Termoeléctrica conte ainda a história da produção de energia elétrica a partir do carvão e que o espaço seja também destinado à investigação, através de protocolos com o Instituto Politécnico de Leiria e com a Universidade de Aveiro. A Câmara tem ainda em curso um estudo que visa a reabilitação da zona envolvente da antiga Central Termoelétrica, de forma a melhorar a sua utilização e também o espaço das festas de São Pedro. 

O projeto prevê a continuidade do Parque Verde, junto ao rio, permitindo que se criem novos acessos na vila e que se potencie o turismo.

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Academia Chiquedance sagra-se vice-campeã regional pela primeira vez

A Academa Chiquedance sagrou-se, pela primeira vez na sua história, vice-campeã regional de latinas e de standard da...

Centro de Diagnóstico Integrado em Porto de Mós já é uma realidade

O Centro de Saúde de Porto de Mós vai receber um Centro de Diagnóstico Integrado. O projeto liderado...

Vanda Furtado Marques conta história de S. Bernardo de Claraval

A campanha de angariação de fundos lançada na plataforma PPL por Vanda Furtado Marques, há cerca de dois...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!