Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Santos Populares voltam ao Mercado Municipal de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

Os Santos Populares estão de regresso a Alcobaça, nos dias 24, 25 e 26 de junho, e o programa promete grande animação para todos quantos queiram participar na festa.
 

Os Santos Populares estão de regresso a Alcobaça, nos dias 24, 25 e 26 de junho, e o programa promete grande animação para todos quantos queiram participar na festa.

A organização do evento, que vai decorrer no parque de estacionamento do Mercado Municipal, está a cargo da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV), que conta também com o apoio logístico da Câmara de Alcobaça, sendo que o orçamento ronda os 40 mil euros. 

Região de Cister - Assine Já!

Contactada pelo REGIÃO DE CISTER, a presidente da UFAV salienta o facto de esta festa ser muito desejada por toda a população, não só pela forte tradição que tem, mas também porque acabou por ser interrompida nos últimos dois anos devido à pandemia da Covid-19.

“É, de facto, um momento importante. Estamos a falar de uma festa de grande importância social e cultural, que este ano tem um peso ainda maior devido a todas as condicionantes pandémicas por que passámos e que, infelizmente, não permitiram que a população pudesse celebrar”, conta Isabel Fonseca.

No espaço vão estar 13 tasquinhas de várias associações (que vai permitir-lhes angariar fundos para as suas atividades). A sardinha, claro está, será a rainha da festa, mas não faltarão outras iguarias tipicamente portuguesas e que também são tradicionais nestes festejos. 

Destaque, claro, para as marchas populares. O primeiro desfile será na sexta-feira, dia 24, ao que se seguirá a atuação musical do “Grupo Kapittal”. No dia seguinte, sábado, e já depois de nova atuação de marchas (serão 12 no total a desfilar), subirá ao palco a “ASband”. Para domingo, derradeiro dia dos Santos Populares de Alcobaça, está reservado o espetáculo do conhecido Marco Horácio, com o seu “Rouxinol Faducho”. 

Haverá uma zona destinada às crianças, onde serão instalados insufláveis e haverá um espaço dedicado às pinturas faciais.

As questões ambientais também não foram esquecidas e a UFAV vai promover uma ação que visa proteger o meio ambiente e “responsabilizar” todos os presentes da importância de contribuir para ajudar o planeta. “Trata-se de um evento com preocupações ambientais e, nesse sentido, vamos disponibilizar a toda a população presente copos relativos ao evento, para que, dessa forma, consigamos reduzir ao máximo o consumo de plástico”, concluiu Isabel Fonseca, “confiante numa grande festa, que responda aos anseios do público”. 

Foto: arquivo

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!