Quinta-feira, Abril 25, 2024
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Santos Populares voltam ao Mercado Municipal de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

Os Santos Populares estão de regresso a Alcobaça, nos dias 24, 25 e 26 de junho, e o programa promete grande animação para todos quantos queiram participar na festa.
 

Os Santos Populares estão de regresso a Alcobaça, nos dias 24, 25 e 26 de junho, e o programa promete grande animação para todos quantos queiram participar na festa.

A organização do evento, que vai decorrer no parque de estacionamento do Mercado Municipal, está a cargo da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV), que conta também com o apoio logístico da Câmara de Alcobaça, sendo que o orçamento ronda os 40 mil euros. 

Região de Cister - Assine Já!

Contactada pelo REGIÃO DE CISTER, a presidente da UFAV salienta o facto de esta festa ser muito desejada por toda a população, não só pela forte tradição que tem, mas também porque acabou por ser interrompida nos últimos dois anos devido à pandemia da Covid-19.

“É, de facto, um momento importante. Estamos a falar de uma festa de grande importância social e cultural, que este ano tem um peso ainda maior devido a todas as condicionantes pandémicas por que passámos e que, infelizmente, não permitiram que a população pudesse celebrar”, conta Isabel Fonseca.

No espaço vão estar 13 tasquinhas de várias associações (que vai permitir-lhes angariar fundos para as suas atividades). A sardinha, claro está, será a rainha da festa, mas não faltarão outras iguarias tipicamente portuguesas e que também são tradicionais nestes festejos. 

Destaque, claro, para as marchas populares. O primeiro desfile será na sexta-feira, dia 24, ao que se seguirá a atuação musical do “Grupo Kapittal”. No dia seguinte, sábado, e já depois de nova atuação de marchas (serão 12 no total a desfilar), subirá ao palco a “ASband”. Para domingo, derradeiro dia dos Santos Populares de Alcobaça, está reservado o espetáculo do conhecido Marco Horácio, com o seu “Rouxinol Faducho”. 

Haverá uma zona destinada às crianças, onde serão instalados insufláveis e haverá um espaço dedicado às pinturas faciais.

As questões ambientais também não foram esquecidas e a UFAV vai promover uma ação que visa proteger o meio ambiente e “responsabilizar” todos os presentes da importância de contribuir para ajudar o planeta. “Trata-se de um evento com preocupações ambientais e, nesse sentido, vamos disponibilizar a toda a população presente copos relativos ao evento, para que, dessa forma, consigamos reduzir ao máximo o consumo de plástico”, concluiu Isabel Fonseca, “confiante numa grande festa, que responda aos anseios do público”. 

Foto: arquivo

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!