Sábado, Maio 27, 2023
Sábado, Maio 27, 2023

Cistermúsica celebra 30 anos com meia centena de espetáculos

Data:

Partilhar artigo:

O Cistermúsica vai celebrar a 30.ª edição do festival com meia centena de espetáculos, entre 1 de julho e 6 de agosto, naquela que será a maior programação de sempre, centrada nos “amores proibidos”.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

Da ópera à música de câmara, passando pelos recitais e concertos sinfónicos, o festival vai também voltar a incluir, além da música erudita, a programação “Outros Mundos”, este ano robustecida com vários espetáculos que abarcam jazz, fado, gospel, músicas do mundo e dança contemporânea. “Todos os anos tentamos que o Cistermúsica seja um clássico maior para todos”, sublinhou o diretor-geral do festival, Rui Morais.

A abertura do Cistermúsica, a 1 de julho, será no anfiteatro da Cerca do Mosteiro, com a Gala Lírica “Amores Proibidos”, pela Orquestra de Câmara Portuguesa dirigida por Pedro Carneiro, e acompanhada pelas solistas Carla Caramujo e Cátia Moreso, que vão interpretar várias árias e peças dedicadas a Inês de Castro, Romeu e Julieta e outras paixões da História.

A programação principal inclui também um recital de piano com Artur Pizarro, a 3 de julho, “Voces Celestes & Real Câmara” com Paul Agnew, a 8 de julho, a ópera de Alexandre Delgado “O doido e a morte”, no dia 31 de julho, ou o concerto encenado com música do mesmo compositor, “Rei Lear, a partir da tragédia de Shakespeare”, no dia 5 de agosto.

Região de Cister - Assine Já!

Entre os destaques desta edição constam ainda a atuação do ensemble Cister Meta Orchestra com a fadista Cristina Branco, no dia 9 de julho, os bailados “Memorial do Convento” e “Romeu e Julieta”, interpretados pela Dança e Diálogos e Quorum Ballet, respetivamente, nos dias 7 e 15 de julho, ou o concerto do americano John Pizzarelli a cantar Nat King Cole, no dia 21 de julho.

Esta edição terá novamente uma forte componente sinfónica, com concertos no grande palco da Cerca do Mosteiro a 22 de julho, pela Orquestra Filarmónica Portuguesa, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, no dia 24, pela Orquestra XXI, no dia 26, e pela Jovem Orquestra Portuguesa, a 4 de agosto.

De destacar ainda que a organização oferece este ano mais um novo “palco” do Cistermúsica – o bosque –, espaço ao ar livre junto à Ala Sul do Mosteiro para concertos de entrada livre pensados para todos os públicos e com um conceito mais “cool”. Logo no primeiro fim de semana do Festival o “Jazz ao Bosque” conta com dois concertos internacionais: um trio de jazz oriundo da Suíça (Vein Trio, dia 2) e um trio de acordeões polaco (Motion Trio, dia 3).

AD Footer

Artigos Relacionados

HC Turquel goleia Entroncamento e sela regresso à elite do hóquei em patins nacional

O HC Turquel goleou o Entroncamento (6-1), numa partida referente à 25.ª e penúltima jornada da Zona Sul...

Despiste rodoviário causa um ferido grave em Évora de Alcobaça

Um despiste rodoviário, ocorrido na tarde desta sexta-feira, na freguesia de Évora de Alcobaça, provocou ferimentos graves a...

HC Turquel: regresso à elite nacional à distância de 1 ponto

1 ponto (apenas 1!) na receção ao Entroncamento no próximo dia 27 de maio (21 horas) garante, de...

Physioclem investe em novas instalações em Alcobaça

Já estão abertas as portas da nova “casa” da Physioclem em Alcobaça, na mesma rua onde há mais...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!