Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023

São Martinho do Porto a fervilhar para ser capital do triatlo nacional

Data:

Partilhar artigo:

São Martinho do Porto vai ser o epicentro do triatlo nacional nos próximos dias 17 e 18 de setembro, aquando da realização do nacional de clubes em estafetas (exclusivo para atletas federados) e da Taça de Portugal (na qual podem participar triatletas não-federados), respetivamente. 

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

Trata-se da estreia da competição na região e, por isso, a organização, a cargo do Clube Natação de Alcobaça (CNAL), está a apostar “as fichas todas” num evento verdadeiramente memorável. A expetativa é, segundo o coordenador da secção de triatlo do CNAL ao REGIÃO DE CISTER, que os dois dias levem mais de 1.500 pessoas, entre atletas e acompanhantes, à vila.

Além das competições, que estão marcadas para as manhãs de sábado e domingo, a organização, a cargo do Clube de Natação de Alcobaça (CNAL) – único clube da região a competir -, da Federação de Triatlo de Portugal, da Câmara de Alcobaça e da Junta de São Martinho do Porto, está a preparar uma série de atividades que “proporcionem aos atletas, acompanhantes e demais adeptos da modalidade, um fim de semana de grande diversão”. No sábado, haverá uma cerimónia inaugural e será entoado o hino nacional, mas não só. A música, a título de exemplo, também não faltará, desde logo porque o violinista Nuno Santos, da Vestiaria, vai estar a tocar, no domingo, em pleno parque de transição (zona em que os triatletas iniciam o percurso de ciclismo).

A festa do triatlo está a ser “desenhada” ao pormenor e, por isso, explica Ricardo Santos, também haverá um espaço dedicado à reparação das bicicletas, assim como postos de saúde. “São mais de uma centena as pessoas mobilizadas para os dois dias de competição”, evidencia o triatleta, reiterando que o evento vai ter condições únicas para provas na distância de sprint. “Queremos que as pessoas desfrutem das provas, mas sobretudo da passagem por São Martinho do Porto”, sublinha.

Região de Cister - Assine Já!

O nacional de clubes em estafetas realizar-se-á a partir das 10 horas do próximo dia 17, sendo que, durante a tarde, vai decorrer a prova de natação de águas abertas, pelas 15 horas. Já no dia seguinte, também pelas 10 horas, decorrerá a Taça de Portugal, prova aberta para a qual já decorrem as inscrições.
Posto isto, o melhor é mesmo deslocar-se a São Martinho do Porto nos próximos dias 17 e 18 e aproveitar. É que entre as 23 entidades parceiras, há vários motivos para visitar os stands que vão estar instalados na periferia das provas. Falamos, a título de exemplo, da Maçã de Alcobaça, através do supermercado Lidl, e do Gin Casanova, da Adega Lemos Figueiredo, de Alcobaça.

Para o presidente da Junta de São Martinho do Porto, este é o tipo de eventos que o executivo pretende para o futuro. “Temos um território com características pouco comuns e temos de saber potenciá-lo com iniciativas como esta”, sublinha Nuno Vieira, recordando que a aposta é para durar: “há um protocolo para a realização das provas para os próximos três anos”.

O autarca espera uma forte adesão, tanto dos são-martinhenses como de população proveniente de várias zonas do País, destacando que os eventos desportivos “podem e devem ser um veículo de promoção de São Martinho do Porto”, uma vez que levam pessoas de todo o País até à vila. “Ganha o desporto, ganha o comércio, ganham as unidades hoteleiras…”, enfatiza Nuno Vieira.

Em nota oficial, a organização destaca que “a 1.ª edição da prova de Triatlo de São Martinho do Porto pretende promover e difundir o triatlo, dando maior visibilidade a esta magnífica praia do concelho que apresenta condições naturais únicas para uma modalidade que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos”.
A edição de estreia das provas de triatlo no concelho vai ser apadrinhada pelos atletas olímpicos Melanie Santos, Raquel Rocha e João Pedro Silva, naturais de Alcobaça e Benedita, respetivamente.

AD Footer

Artigos Relacionados

Associação de Monte de Boi tem um presidente… “ator”

É natural de Setúbal, mas ainda não tinha 1 ano de idade quando se mudou para o concelho...

Leiriense valoriza Chita de Alcobaça em marca de vestuário sustentável

A leiriense Inês Fonseca lançou recentemente uma marca de vestuário sustentável, a que deu o nome de Pandã,...

18 empresas da região distinguidas nos Wedding Awards 2023

A região viu 18 empresas serem reconhecidas, num total de seis categorias, na 10.ª edição dos Wedding Awards...

Hóquei: HC Turquel vence dérbi da região com Xavi(s) d’ouro

Vencer o dérbi diante da Biblioteca (7-5) já é bom, garantir a continuidade na liderança da Zona Sul...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!