Domingo, Setembro 25, 2022
Domingo, Setembro 25, 2022

São Martinho do Porto a fervilhar para ser capital do triatlo nacional

Data:

Partilhar artigo:

São Martinho do Porto vai ser o epicentro do triatlo nacional nos próximos dias 17 e 18 de setembro, aquando da realização do nacional de clubes em estafetas (exclusivo para atletas federados) e da Taça de Portugal (na qual podem participar triatletas não-federados), respetivamente. 

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

Trata-se da estreia da competição na região e, por isso, a organização, a cargo do Clube Natação de Alcobaça (CNAL), está a apostar “as fichas todas” num evento verdadeiramente memorável. A expetativa é, segundo o coordenador da secção de triatlo do CNAL ao REGIÃO DE CISTER, que os dois dias levem mais de 1.500 pessoas, entre atletas e acompanhantes, à vila.

Além das competições, que estão marcadas para as manhãs de sábado e domingo, a organização, a cargo do Clube de Natação de Alcobaça (CNAL) – único clube da região a competir -, da Federação de Triatlo de Portugal, da Câmara de Alcobaça e da Junta de São Martinho do Porto, está a preparar uma série de atividades que “proporcionem aos atletas, acompanhantes e demais adeptos da modalidade, um fim de semana de grande diversão”. No sábado, haverá uma cerimónia inaugural e será entoado o hino nacional, mas não só. A música, a título de exemplo, também não faltará, desde logo porque o violinista Nuno Santos, da Vestiaria, vai estar a tocar, no domingo, em pleno parque de transição (zona em que os triatletas iniciam o percurso de ciclismo).

A festa do triatlo está a ser “desenhada” ao pormenor e, por isso, explica Ricardo Santos, também haverá um espaço dedicado à reparação das bicicletas, assim como postos de saúde. “São mais de uma centena as pessoas mobilizadas para os dois dias de competição”, evidencia o triatleta, reiterando que o evento vai ter condições únicas para provas na distância de sprint. “Queremos que as pessoas desfrutem das provas, mas sobretudo da passagem por São Martinho do Porto”, sublinha.

O nacional de clubes em estafetas realizar-se-á a partir das 10 horas do próximo dia 17, sendo que, durante a tarde, vai decorrer a prova de natação de águas abertas, pelas 15 horas. Já no dia seguinte, também pelas 10 horas, decorrerá a Taça de Portugal, prova aberta para a qual já decorrem as inscrições.
Posto isto, o melhor é mesmo deslocar-se a São Martinho do Porto nos próximos dias 17 e 18 e aproveitar. É que entre as 23 entidades parceiras, há vários motivos para visitar os stands que vão estar instalados na periferia das provas. Falamos, a título de exemplo, da Maçã de Alcobaça, através do supermercado Lidl, e do Gin Casanova, da Adega Lemos Figueiredo, de Alcobaça.

Para o presidente da Junta de São Martinho do Porto, este é o tipo de eventos que o executivo pretende para o futuro. “Temos um território com características pouco comuns e temos de saber potenciá-lo com iniciativas como esta”, sublinha Nuno Vieira, recordando que a aposta é para durar: “há um protocolo para a realização das provas para os próximos três anos”.

O autarca espera uma forte adesão, tanto dos são-martinhenses como de população proveniente de várias zonas do País, destacando que os eventos desportivos “podem e devem ser um veículo de promoção de São Martinho do Porto”, uma vez que levam pessoas de todo o País até à vila. “Ganha o desporto, ganha o comércio, ganham as unidades hoteleiras…”, enfatiza Nuno Vieira.

Em nota oficial, a organização destaca que “a 1.ª edição da prova de Triatlo de São Martinho do Porto pretende promover e difundir o triatlo, dando maior visibilidade a esta magnífica praia do concelho que apresenta condições naturais únicas para uma modalidade que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos”.
A edição de estreia das provas de triatlo no concelho vai ser apadrinhada pelos atletas olímpicos Melanie Santos, Raquel Rocha e João Pedro Silva, naturais de Alcobaça e Benedita, respetivamente.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Abertos centros de vacinação à covid-19 e gripe em Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós

Já estão a funcionar os centros de vacinação à covid-19 e à gripe sazonal nos concelhos de Alcobaça,...

Na Drogaria Ribeiro, o cliente está sempre em primeiro lugar

O facto de o pai ser pintor e de, desde cedo, apreciar essa arte, levou António Ribeiro, alguns...

“Passeio Sénior 2022” levou centena de idosos à Feira de São Mateus

A iniciativa “Passeio Sénior 2022”, promovida pela União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV), levou, este dia...

OesteCim abre concurso para contratação de oito novos bombeiros sapadores

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim), da qual fazem parte os municípios de Alcobaça e da Nazaré, abriu...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!