Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

“Robertos” dão gás aos 25 anos do festival “Marionetas na Cidade”

Data:

Partilhar artigo:

Há 25 anos que Alcobaça recebe Marionetas na Cidade. Para assinalar as bodas de prata do festival, a S.A.Marionetas vai trazer a Alcobaça, entre os dias 3 e 9 de outubro, 18 espetáculos, apresentados por 11 companhias de quatro países. O teatro Dom Roberto estará em destaque.


“Um ano depois da inscrição no Inventário Nacional de Património imaterial Cultural do Teatro Dom Roberto voltamos a celebrá-lo“, salientou José Gil, durante a conferência de imprensa, que decorreu, na passada segunda-feira, pela primeira vez na “casa” da companhia [antiga escola primária de Casal Pereiro]. O diretor artístico da companhia, sediada em Alcobaça, salientou a “abrangência” do festival, quer em espetáculos, como no público-alvo.


A 25.ª edição do festival abre com a exposição “Objectos fascinados – Performances da criação”, de Natacha Costa Pereira, que vai estar patente no Museu do Vinho, entre os dias 3 de outubro e 30 de novembro.

Região de Cister - Assine Já!

Segue-se o lançamento do 1.º volume de Cadernos de Teatro de Marionetas da S.A.Marionetas, dedicada a Inês de Castro, agendado para 4 de outubro, na esplanada do Ala Sul Café. “A ideia é, ao longo do próximo ano em que comemoramos os 25 anos do festival, publicarmos vários volumes dos guiões das peças que estiveram ou ainda estão em cena”, salientou José Gil. Em gaveta está também a edição de um livro de comemoração dos 25 anos. “Queríamos publicar esse livro em outubro do próximo ano“, acrescentou.

No feriado, dia 5 de outubro, o programa é dedicado ao teatro Dom Roberto. Estão agendados três espetáculos, uma conversa com os marionetistas José Gil, Rui Sousa e João Costa e o descerramento da placa comemorativa dos 25 anos da S.A.Marionetas e do primeiro aniversário da inscrição no Inventário Nacional de Património imaterial Cultural do Teatro Dom Roberto na Rua Dr. José Nascimento e Sousa, na ponte junto à Biblioteca Municipal.

Os espetáculos de quinta e sexta-feira no Cine-teatro são dirigidos às escolas, mas o público pode assistir. No fim de semana, as marionetas voltam a invadir a cidade. Apenas o espetáculo “The Box”, encenado pela Cia. Argila Verde, decorrerá no Cine-teatro e terá entrada paga. Os restantes espetáculos – sem esquecer o já tradicional “Castelo dos Fantasmas”, que dá mote à imagem do festival deste ano, no Mercado Municipal – vão decorrer nas praças do centro histórico.

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!