Sexta-feira, Junho 9, 2023
Sexta-feira, Junho 9, 2023

Quiosque em Pataias é testemunha da agitação na vila há 30 anos

Data:

Partilhar artigo:

É o local mais central da vila e um dos espaços comerciais que mais vezes mudou de mãos em Pataias ao longo dos cerca de 30 anos de história.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

O Quiosque de Pataias, a sul da Praça Comendador Joaquim Matias, é gerido por Virgínia Santos e Armando Matos há oito anos, mas a história do espaço é bem anterior.

A primeira licença de que há memória nos arquivos da Câmara de Alcobaça data de 1998, mas o quiosque já trabalhava, ainda que de forma irregular ou sem licenciamento municipal, antes dessa data.

Dados recolhidos junto de populares pelo REGIÃO DE CISTER indicam que o Quiosque é posterior ao primeiro ajardinamento que ocorreu na Praça, em 1981, e que foi ali colocado pela empresa que explorava, à data, as bombas de abastecimento de combustível. A mesma firma foi ainda responsável pela edificação dos sanitários públicos, que serão substituídos no âmbito da obra de requalificação que ainda decorre no largo central de Pataias.

Região de Cister - Assine já!

Antes de Virgínia e Armando assumirem o Quiosque, o espaço comercial era explorado por um antigo militar da GNR e a sua mulher, que sempre garantiram um ambiente pacífico na esplanada onde se serve “o melhor café de Pataias” e “o martini mais barato”, como faz questão de sublinhar Virgínia Santos.

Em 2014, quando ficou com o negócio com o marido, estava no desemprego há cerca de cinco anos. Armando, antigo porteiro de bares em Lisboa e com 21 anos como voluntário nos Bombeiros de Pataias, estava de baixa quando o anterior proprietário o desafiou. Tudo se alinhou para a nova aventura do casal, apesar de Virgínia, que não era frequentadora do espaço, garantir que “nunca” lhe “passava pela cabeça” ficar com um café, logo ela que tinha desde criança o sonho de ter uma loja de roupa para crianças ou uma florista. “Descobri a vocação que não sabia que tinha”, conta, animada.

O tratamento é por “tu” com a maior parte da clientela, fiéis frequentadores, de todas as idades, que sentem os efeitos da obra, ainda por terminar, de requalificação do jardim. O piso irregular junto ao Quiosque, enquanto é concluído o coreto e construídas novas casas de banho públicas, não permite ter cadeiras e mesas niveladas. O resultado é a falta de condições para os jogos de cartas que só as restrições da pandemia tinham interrompido. “Antes jogávamos às cartas, mas agora vamos para o café do Parque de Campismo das Paredes e não faz sentido nenhum”, lamenta Cipriano Santos, cliente regular do Quiosque, que elege “pelo café”, mas, “sobretudo, porque são muito atenciosos”.

A centralidade do espaço e a vista ampla fazem do único Quiosque da vila local de excelência para ver o que se passa e quem passa desde as primeiras horas da manhã, quando pelas 7 horas abre o espaço. “Vemos as festas, os funerais, casamentos e batizados”, brinca Armando Matos, que não tem dúvidas de que “Pataias está muito melhor depois da requalificação da avenida”.

A esplanada é mesmo a “pedra no sapato” do casal, que ficou sem o equipamento há três anos e aguarda novidades por parte da Câmara, já que o terreno onde está instalado o equipamento amovível é propriedade municipal. .

AD Footer

Artigos Relacionados

João Lucas recordado na casa onde tudo começou

João Lucas, médio que deixou uma marca indelével no Ginásio, foi homenageado pelo clube onte tudo começou, no...

“Café Kanimambo” é o novo romance de Fernando Ribeiro

“Café Kanimambo” é o título do segundo romance de Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell, que se estreou na...

Cistermúsica celebra a música no feminino na 31.ª edição

“Música no Feminino” é o tema central da 31.ª edição do Festival de Música de Alcobaça que arranca...

Mosteiro de Alcobaça associa-se a coleção de cerâmica criada com sons

As peças de cerâmica da coleção “Mosteiro”, que se distinguem por terem sido moldadas através da voz de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!