Terça-feira, Abril 23, 2024
Terça-feira, Abril 23, 2024

Anunciado novo acordo de transação para dissolução e liquidação da Cister Equipamentos

Data:

Partilhar artigo:

O Município de Alcobaça tem condições para ficar com os Centros Escolares de Alcobaça e da Benedita e o Pavilhão Gimnodesportivo de Évora de Alcobaça por 19 milhões de euros. A informação foi avançada pelo presidente da Câmara, na última sessão da Assembleia Municipal.

Em causa está um novo acordo de transação entre a Câmara de Alcobaça, a Caixa Geral de Depósitos, SA e a MRG – Engineering & Solutions, SA, para levar à dissolução e liquidação da Cister – Equipamentos Educativos, SA, que poderá resolver de vez um processo que se arrasta há mais de uma década e que já motivou um processo judicial, que está a decorrer no Tribunal da Guarda.

Ao REGIÃO DE CISTER, o presidente da Câmara admitiu que “a atual liquidez financeira” do município poderá ser “decisiva” para o Tribunal de Contas aprovar, desta vez, o visto ao acordo de transação. “O Município não tem necessidade de realizar qualquer empréstimo para pagar esta dívida, podendo ser liquidada de uma só vez e assim internalizar todo o património em causa”, afiançou Hermínio Rodrigues.
A proposta será apreciada pelo executivo municipal, devendo ser remetida para a próxima sessão da Assembleia Municipal, que decorrerá entre novembro e dezembro.

O último acordo de transação, celebrado em julho de 2016, entre a autarquia, a Caixa Geral de Depósitos, SA e a MRG – Engineering & Solutions, SA, foi recusado pelo Tribunal de Contas. Segundo um relatório de auditoria da Inspeção-Geral de Finanças, divulgado em 2019, a dívida da Cister SA ascendia a 45 milhões de euros, determinando a dissolução oficiosa da empresa, constituída em 2008 no âmbito de uma parceria público-privada.

Região de Cister - Assine Já!

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: HC Turquel despromovido ao segundo escalão

O cenário para ainda garantir a permanência antecipava-se de extrema dificuldade, mas a verdade é que veio a...

O pintor que fez da cerâmica e da azulejaria uma “tela” da vida

Foi de pincel na mão que Luís Sacadura desenhou o trajeto de uma vida particularmente preenchida. Disputado pelas...

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!