Domingo, Maio 28, 2023
Domingo, Maio 28, 2023

Festival do Galo de Serro Ventoso reuniu mais de um milhar de participantes

Data:

Partilhar artigo:

Torres Novas, Alcobaça, Caldas da Rainha, Leiria ou Santarém. Vieram de diferentes pontos do País até à localidade de Serro Ventoso para participar no 8.º Festival do Galo, que se realizou no passado fim de semana. O evento gastronómico organizado pela Junta de Serro Ventoso realizou-se no Pavilhão de São Silvestre e juntou nos dois dias mais de um milhar de pessoas.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

Mas há também quem se tenha deslocado de propósito do estrangeiro para degustar a “Feijoada de Galo”, o “Arroz de Galo”, o “Galo no Forno”, a “Cabidela de Galo”, o “Galo Bêbado”, a “Alheira de Galo”, o “Chouriço de Galo” ou as “Cristas de Galo”. É o caso de Antónia Reis e do marido, de São Paulo (Brasil), que decidiram agendar a visita a Portugal para novembro para poderem participar no evento gastronómico. “Os nossos amigos falam tão bem que quisemos vir conhecer”, referiu a brasileira, em declarações ao REGIÃO DE CISTER. “Estamos a adorar e para o ano queremos voltar”, acrescentou. O casal do Brasil esteve acompanhado por um grupo de Leiria que participa no Festival do Galo desde a sua primeira edição.
Da Galiza (Espanha) vieram o presidente da Associação de Criadores de Galo de Curral, Tito Mariño, e o vice-presidente da Junta de Vila de Cruces, Julio López, que organizam anualmente na localidade galega a Festa Gastronómica do Galo que tem vindo nas últimas edições a contar com a parceria da Junta de Serro Ventoso.

“Este festival é totalmente diferente do nosso. O espírito de união da comunidade está muito presente”, sublinhou Julio López. “A organização do evento está cada vez melhor”, acrescentou Tito Mariño.
As receitas do festival do galo vão reverter a favor do Clube Recreativo, da Associação de Pais e das fábricas das igrejas da freguesia.

“Foi mais uma edição de sucesso. Conseguimos angariar uma quantia que ultrapassou os 10 mil euros”, avança o presidente da Junta de Serro Ventoso. “A cada associação vai ser entregue o valor de 1.500 euros que vai ajudar as coletividades a fazer face às suas despesas anuais”, acrescenta Carlos Cordeiro, que também vestiu o avental para servir às mesas.

Região de Cister - Assine já!

Além de apoiar as associações locais e de promover os pratos tradicionais de galo e também a freguesia, a realização do festival tem ainda como objetivo “desenvolver o setor primário”. Conhecida como a “Capital do Galo” portuguesa, Serro Ventoso já esteve representada além fronteiras quando cozinhou o famoso “Galo de Cabidela” em edições anteriores à pandemia da Festa Gastronómica do Galo de Curral de Vila de Cruces, evento que integra a Rede Europeia do Património Gastronómico.

 

 

 

 

 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

HC Turquel goleia Entroncamento e sela regresso à elite do hóquei em patins nacional

O HC Turquel goleou o Entroncamento (6-1), numa partida referente à 25.ª e penúltima jornada da Zona Sul...

Despiste rodoviário causa um ferido grave em Évora de Alcobaça

Um despiste rodoviário, ocorrido na tarde desta sexta-feira, na freguesia de Évora de Alcobaça, provocou ferimentos graves a...

HC Turquel: regresso à elite nacional à distância de 1 ponto

1 ponto (apenas 1!) na receção ao Entroncamento no próximo dia 27 de maio (21 horas) garante, de...

Physioclem investe em novas instalações em Alcobaça

Já estão abertas as portas da nova “casa” da Physioclem em Alcobaça, na mesma rua onde há mais...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!